Em 2020, a Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu-SP confirmou 4 casos de dengue, sendo dois autóctones e dois importados. No ano passado foram confirmados 99 casos de dengue, sendo 55 autóctones e 44 importados.
Para termos comparativos, na região centro-oeste o destaque negativo em 2019 foi Bauru. A cidade teve mais de 36 mil casos, com 39 mortes registradas por conta da dengue.
Como é a doença?
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes) e possui quatro sorotipos: 1, 2, 3 e 4. O ciclo de transmissão da dengue se dá da seguinte forma: mosquito sadio pica uma pessoa doente, se infecta e, depois de incubar o vírus, o transmite ao picar uma pessoa sadia.
Portanto, ao aparecimento de sintomas como febre, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dores musculares, manchas vermelhas na pele, cansaço e indisposição, procure imediatamente atendimento médico, pois se houver a suspeita de dengue, além dos cuidados necessários, o caso será notificado para que todas as ações para quebrar um possível ciclo de transmissão da doença sejam desencadeadas oportunamente.
Índice de infestação
Em janeiro de 2020 o índice predial (IP) foi de 4,2%, ou seja, a cada 100 imóveis visitados, 4,2 estavam com larvas de Aedes aegypti. Este IP coloca o município em risco para a transmissão das arboviroses.
Façamos nossa parte, não deixando recipentes com água parada sem manutenção adequada! Pior que água parada é todos nós ficarmos parados! Sem mosquitos não há transmissão de dengue
Compartilhe esta notícia