Botucatu recebe órgão de adolescente vítima de atropelamento em Araraquara

Morte cerebral de João Marcos Rodrigues, de 16 anos, foi confirmada na noite de quinta (4). Rins, fígado, córneas e ossos serão levados para Botucatu, Ribeirão Preto e Marília nesta sexta

Os órgãos do adolescente de 16 anos, que morreu depois de ter sido atropelado por um carro em Araraquara (SP), estão sendo captados desde a manhã desta sexta-feira (5) na Santa Casa da cidade. O procedimento, realizado por equipes de hospitais de Botucatu, Ribeirão Preto e Marília, deve durar até o fim da tarde.

De acordo com a assessoria de imprensa da Santa Casa de Araraquara, a família de João Marcos Rodrigues autorizou as doações dos rins, fígado, córneas e ossos depois dos exames constatarem morte cerebral na noite de quinta-feira.

Ao fim do procedimento, o fígado do adolescente será levado para Botucatu, os rins e as córneas irão para Ribeirão Preto e os ossos vão para Marília. Segundo o hospital, não é possível saber para quantas pessoas os órgãos serão doados.

A retirada dos ossos das pernas e braços – para serem usados em próteses e pesquisas – foi um procedimento inédito na Santa Casa de Araraquara. Sete profissionais da saúde participam da retirada.

Despedida

O velório de João Marcos está marcado para sábado (6), a partir das 9h, na Igreja Resgate para Cristo, em Araraquara (SP). O sepultamento deve ocorrer às 16h, no Cemitério das Cruzes.

Nas redes sociais, familiares e amigos homenageiam e se despedem de João Marcos. A Escolinha de Futebol Invictus Araraquara, onde o adolescente jogou, fez o anúncio do falecimento por volta das 22h30 de quinta-feira. A postagem foi compartilhada por centenas de pessoas.

O acidente

O acidente aconteceu na Avenida Francisco Salles Coulturato, conhecida como Avenida 36, no Centro de Araraquara. Segundo testemunhas, João Marcos descia pela rua de bicicleta com amigos quando foi atingido por um carro.

O adolescente foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e Unidade de Suporte Avançado (USA) . Ele foi entubado e levado para a Santa Casa em estado grave.

O motorista do veiculo, um homem de 59 anos, disse que saiu de um posto de combustíveis e entrou no estacionamento de um supermercado quando atingiu a bicicleta.

Fonte: G1