Botucatu promove oficina para nortear atividades de ensino-aprendizagem e formação na área da saúde      

Saúde
Botucatu promove oficina para nortear atividades de ensino-aprendizagem e formação na área da saúde       27 abril 2017

 

Nesta quinta-feira (27), das 13h30 às 17h30, o auditório da Secretaria Municipal de Saúde irá receber a Oficina de Construção de Diretrizes para o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes) de Botucatu.

O encontro, organizado pela Secretaria Municipal da Saúde, Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) e Fundação UNI, é voltado a estudantes, residentes, docentes, profissionais de saúde, Instituições de Ensino conveniadas com a Secretaria de Saúde de Botucatu, usuários do SUS (Conselho Municipal de Saúde), gestores, fundações e representantes da sociedade civil.

O evento busca apresentar o Coapes e suas implicações no contexto da integração ensino, serviço e comunidade; levantar as expectativas acerca deste contrato; além de eleger os participantes para o Comitê Gestor Local. As diretrizes para a celebração dos Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde foram instituídas pela Portaria Interministerial (Ministérios da Saúde e Educação) nº 1.124, de 4 de agosto de 2015.

A medida servirá para aprimorar a relação entre as universidades e os gestores do SUS, o que promoverá melhores condições de inserção dos estudantes nos serviços de saúde. A implantação do Coapes poderá beneficiar cerca de 1,3 milhão de alunos de graduação em 15 profissões da área de saúde.

Essa formalização transparente e organizada dará mais garantia para que os estudantes da área da saúde possam atuar de forma supervisionada na rede pública de saúde, especialmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas emergências, espaços de aprendizagem fundamentais para a formação dos alunos, contribuindo para a qualificação dos serviços ofertados à população.

“Apenas no ano passado, mais de 900 estudantes de cursos vinculados à saúde [Medicina, Enfermagem, Veterinária, Odontologia, Nutrição, cursos técnicos, entre outros] passaram por estágios em serviços públicos de saúde de Botucatu. Esta oficina é mais uma oficialização exigida pelo Governo Federal a municípios de todo o País com foco na qualificação do serviço à população”, enfatiza a Enfª. Maria Cristina Heinzle da Silva Machado, do Setor de Educação e Comunicação em Saúde da Prefeitura de Botucatu.

Os interessados em participar desta oficina em podem se inscrever pelo site http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/

 

Mais informações

Secretaria Municipal da Saúde

Rua Major Matheus, 7 – Vila dos Lavradores

Tel.: (14) 3811-1100 (ramal 122)

E-mail: [email protected]

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento