Botucatu não está no mapa de vacinação emergencial contra a Febre Amarela

Saúde
Botucatu não está no mapa de vacinação emergencial contra a Febre Amarela 17 janeiro 2018
Foto M&M Imagens/Acontece Botucatu

A campanha de vacinação contra a febre amarela com dose fracionada será antecipada no Estado de São Paulo. A informação foi confirmada pelo governador Geraldo Alckmin na manhã desta terça-feira (16). “Estamos antecipando uma semana, ao invés de começar dia 3 de fevereiro, vai começar no dia 29 de janeiro e vai até o dia 17 de fevereiro”, afirmou Alckmin.

A expectativa é imunizar 8,3 milhões de pessoas no Estado de São Paulo, referente ao público-alvo da campanha, sendo que 6,2 milhões receberão a vacina fracionada. Porém, o Governo do Estado já solicitou mais 1 milhão de vacinas, fora da campanha.

E Botucatu ?

Conforme adiantou o Acontece Botucatu na última semana, o município de Botucatu não precisará da aplicação da vacina neste momento. Procurado por nossa reportagem, o Secretário Municipal de Saúde, Dr. André Spadaro, disse que a cobertura vacinal do município é alta, isentando a cidade na vacinação emergencial.

“Em Botucatu a cobertura vacinal de Febre Amarela é muito elevada. Fizemos a intensificação no início 2017, quando houve um surto em Minas Gerais.  Botucatu é área de vacinação permanente e está no calendário regular”, disse Spadaro ao Acontece Botucatu.

Embora não esteja na lista da vacinação fracionada, existe desde 2009 a recomendação da vacina. Para quem nunca tomou a vacina, pode procurar qualquer posto de vacinação sem a necessidade da campanha. Quem já tomou uma dose, está protegido, não havendo a necessidade de reforço.

Confira o mapa das regiões e cidades que vão ter a vacinação 

Foto Governo de SP

O número de casos de febre amarela avançou no país. De julho de 2017 a 14 de janeiro, foram confirmados 35 casos da doença, com 20 mortes, segundo mostra matéria publicada pelo Jornal Estadão. A maior parte dos casos está concentrada em São Paulo.

O Estado contabiliza 20 infecções confirmadas, com 11 óbitos. Os registros são significativamente maiores do que os apresentados na última semana de dezembro. Na ocasião, o País contabilizava quatro infecções confirmadas, com uma morte.

Os sintomas da febre amarela

A febre amarela é marcada por sintomas como dores nas costas, no abdômen ou nos músculos, calafrios, fadiga, febre, mal-estar ou perda de apetite. A doença também pode causar enjoo ou vômito e delírio, e é comum dores de cabeça, pele e olhos amarelados ou até mesmo sangramento.

Porém, a avaliação médica é sempre imprescindível para um diagnóstico mais preciso e o tratamento mais adequado.

 

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento