Botucatu irá intensificar imunização contra a febre amarela na zona rural

 

Foto Acontece Botucatu

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu nesta terça-feira, dia 31, uma orientação da Divisão de Imunização do CVE – Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac”, que Unidades de Saúde como Cesar Neto, Vitoriana e Rubião Júnior, entre outras da zona rural da cidade, devem adotar estratégias de intensificação de vacinação contra a febre amarela.

A recomendação não é algo direcionado para Botucatu, mas sim uma medida padrão do estado para todos os municípios. Em Botucatu a estratégia começou a ser feita nesta terça.

“Estamos organizando essa estratégia. Apesar da elevada cobertura em Botucatu, vamos seguir a orientação e intensificar nossa zona rural ativamente. Vamos convocar e buscar ativamente residentes e pessoas que trabalham ou se deslocam para zona rural, verificando a situação vacinal e se precisam de dose de reforço”, disse ao Acontece Botucatu o Secretário Municipal de Saúde André Spadaro.

A região de Botucatu está incluída em uma área de recomendação de vacina desde 2009, ocasião em que ocorreu surto na região de Itatinga e Avaré. A cobertura vacinal de Botucatu é elevada, em torno de 92%.

Só em 2009, em uma grande campanha foram colocadas 118 mil doses. Em 2015 teve campanha de intensificação com 9.105 doses e 2016 mais 6.628 doses.