
Agentes visitarão todos os imóveis para identificar e eliminar recipientes com água parada. Ação começará por Vitoriana neste domingo.

O Prefeito Mário Pardini instituiu um Comitê de Enfrentamento à Dengue, que reúne todas as secretarias municipais atuando contra o problema. O objetivo deste comitê é unir forças para ampliar as visitas nas residências, orientar a população e diminuir a transmissão da doença no Município.
O trabalho de enfrentamento começou nesta sexta-feira, 05 de janeiro, com a capacitação de 80 pessoas da Zeladoria para vistoriar residências em busca de criadouros. Esta equipe se unirá aos 30 servidores da Vigilância Ambiental em Saúde e começarão a atuar já no próximo domingo, 07, no Distrito de Vitoriana.
As equipes da Vigilância Ambiental em Saúde, junto com Zeladoria, Infraestrutura, Defesa Civil e Guarda Civil Municipal, visitarão todos os imóveis para identificar objetos e materiais que podem acumular água da chuva. Os recipientes serão devidamente emborcados (virados de boca para baixo) ou removidos, se possível. O objetivo é reduzir os criadouros e a transmissão de casos de dengue no Distrito.
Desde setembro de 2023, quando iniciou o período de chuvas mais constantes, a Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) tem realizado ações de conscientização e combate a dengue, em especial no Distrito de Vitoriana.
Porém, a colaboração da população é essencial para diminuir a transmissão de casos, uma vez que 80% dos criadouros de mosquitos são encontrados nos quintais das casas e são objetos utilizados no dia a dia das casas, como os bebedouros de animais, baldes e bacias, ou até mesmo brinquedos mal-acondicionados.

A população deve vistoriar, pelo menos uma vez por semana, seus quintais, eliminando água parada. E quando receber a visita dos agentes da Prefeitura, permitir a vistoria dos quintais, uma vez que estes profissionais são capacitados para encontrar criadouros que muitas vezes passam despercebidos pelo morador.
“Nós estamos fazendo a nossa parte, triplicando o número de servidores trabalhando para combater a dengue, mas nós só teremos sucesso nesta luta se os 150 mil habitantes de Botucatu estiverem juntos conosco, cuidado das suas casas e eliminando qualquer tipo de criadouro de mosquito”, destacou o Prefeito Mário Pardini.
Em 2023, o Município registrou 429 casos da doença e neste ano já são 33 confirmações.