Cidade participará de estudo do Ministério da Saúde sobre a vacina Oxford/AstraZeneca e toda a população adulta será imunizada. Pesquisa avaliará também a efetividade do imunizante contra variantes do coronavírus.
O secretário de Saúde de Botucatu (SP), André Spadaro, anunciou durante boletim diário do coronavírus divulgado nas redes sociais do município que um dos passos para a vacinação em massa na cidade será o pré-cadastro da população adulta, entre 18 e 60 anos, no site Vacina Já no governo estadual.
Botucatu está participando de um estudo inédito do Ministério da Saúde sobre a eficácia da vacina Oxford/AstraZeneca e toda a população adulta será imunizada. Ainda não há data definida para o início da vacinação.
Após a vacinação em massa, também será realizado um estudo de sequenciamento genético nos casos positivos registrados para avaliar a efetividade da vacina contra variantes do coronavírus.
Segundo o secretário, o pré-cadastro é um dos critérios que será exigido, além de uma série de documentos que ainda estão sendo definidos.
“Qualquer morador pode acessar o site pelo computador ou celular e realizar o cadastro. Quem não tiver acesso a internet, nesta segunda-feira (10) vamos divulgar os locais que podem ser procurados pelos moradores para fazer esse pré-cadastro”, disse André Spadaro no vídeo divulgado na página da prefeitura. (Veja abaixo).
Além desse pré-cadastro, a prefeitura também definido nas últimas semanas as estratégias para vacinar a população no prazo de 15 dias assim que as doses chegarem. Uma dessas ações foi a abertura de inscrições para voluntários no trabalho de cadastramento dos moradores, que será feito junto à Justiça Eleitoral.
Os voluntários terão que fazer a triagem da documentação apresentada para que o morador seja encaminhado para a vacinação. Mais de mil pessoas se inscreveram para participar dessa triagem.
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) assinou acordo de cooperação com a prefeitura de Botucatu para apoiar a organização da ação. Segundo o TRE, serão utilizados os 45 locais de votação da cidade, com 303 seções eleitorais, que estão sendo organizados para se transformarem em salas de vacinação.
Estudo inédito
Na pesquisa do Ministério da Saúde, que deve começar em até duas semanas, toda a população da cidade com mais de 18 anos que ainda não foi imunizada receberá as doses da vacina. Segundo a prefeitura, são cerca de 80 mil pessoas.
A prefeitura ainda está definindo quais são os critérios e a documentação que será exigida no momento da vacinação em massa, mas adiantou que um dos critérios será o comprovante de residência pelo menos dos últimos três meses.
Desde o anúncio do Ministério da Saúde sobre a vacinação em massa, o setor imobiliário de Botucatu informou que registrou nos um aumento na procura pelo aluguel de imóveis. Segundo os donos de imobiliárias, essa procura aumentou mais de 70% nos últimos dias.
A busca por transferência de título de eleitor também aumentou. Na última semana, foram 80 pedidos, enquanto a média neste período é de apenas cinco solicitações.
Além dos critérios para evitar que pessoas que não são moradoras da cidade participem da vacinação em massa, a administração municipal também está fazendo um planejamento para evitar aglomerações durante as aplicações.
Botucatu tem 22 salas de vacina e está pensando em como vai utilizá-las, além da vacinação em sistema drive-thru, de casa em casa, e com o apoio da Justiça Eleitoral.
Pesquisa inédita em Botucatu foi anunciada na noite de terça-feira (27) — Foto: Prefeitura de Botucatu/Divulgação
Entre outros pontos que já foram definidos, a prefeitura informou que vai criar a Central de Coleta de Dados, que vai funcionar junto com a Central de Monitoramento da Covid-19 que já existe no município. A ideia é facilitar a coleta dos dados para o sequenciamento genético.
“O principal objetivo é coletar dados para execução da pesquisa, dados das pessoas que testaram positivo, das pessoas que são contactantes daquelas que testaram positivo e, especialmente, do sequenciamento genético que vai ser feito”, pontua o prefeito Mário Pardini.
Fonte: G1