Botucatu começou a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19. O público alvo é formado por idosos imunossuprimidos que vivem em instituições de longa permanência no município, como Casas de Repouso e Asilo.
Segundo o Secretário de Saúde, André Spadaro, desde a última semana equipes da saúde estiveram nessas casas para identificar idosos que podem receber a quarta dose. A ação visa evitar surtos da doença, como já ocorreu em Botucatu em outras oportunidades.
“Desde a semana passada, nossas equipes estão percorrendo instituições de longa permanência de idosos e identificando os que já tomaram a terceira dose há mais de quatro meses e que apresentem comorbidades. É muito comum nesse público institucionalizado, com a faixa etária bastante avançada, condições que os enquadrem como imunossuprimidos”, disse Spadaro em vídeo.
Situação no município
Números preocupantes. Botucatu registrou nesta terça-feira, 11, mais 278 casos de Covid, em mais de mil testes feitos. É o que mostra tabela divulgada pela Prefeitura.
Nas últimas duas semanas o aumento de casos vem assustando o município. Na última semana foram 238 novos casos registrados, o maior em seis meses, ou seja, os número hoje superam os da semana toda que passou
A variante Ômicron, que se propaga com maior velocidade, de acordo com a OMS, já circula fortemente em Botucatu. O Laboratório de Biologia Molecular da Unesp faz o sequenciamento genético do vírus.
Apesar do aumento inesperado de casos nas últimas semanas, o município tem poucos pacientes em hospitais por Covid. São apenas três internados neste momento, mas nenhum deles na UTI.
A situação ainda é de controle, mas é necessário atenção e cautela com a alta expressiva. Botucatu ainda tem aproximadamente 20 mil adultos com o ciclo vacinal incompleto, ou seja, pessoas que não receberam a primeira, segunda ou terceira doses.
Os imunizantes estão à disposição da população na rede de saúde. Em dezembro houve mais uma ação em massa na cidade, desta vez para a dose de reforço com o imunizante da Pfizer.
Compartilhe esta notícia