Botucatu abriga um dos 3 centros de referência no estado para detectar metanol no corpo em 1 hora

Saúde
Botucatu abriga um dos 3 centros de referência no estado para detectar metanol no corpo em 1 hora 03 outubro 2025

Botucatu é referência em análises de intoxicação por metanol; governo de SP cria força-tarefa contra bebidas adulteradas

Foto André Godinho

O governo do Estado de São Paulo informou, na noite desta quinta-feira (2), que Botucatu abriga um dos três laboratórios de referência para detectar a presença de metanol em amostras de sangue e urina, com resultados disponíveis em até uma hora. Os outros dois centros estão em Campinas e Ribeirão Preto.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, até as 20h desta quinta-feira foram confirmados 11 casos de intoxicação por metanol em São Paulo, sendo um deles fatal, envolvendo um morador da Capital. Outros 41 casos seguem em investigação.

Em nota oficial, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) esclareceu que, até o momento, não registrou nenhum caso confirmado ou suspeito de intoxicação. A instituição reforçou que permanece em alerta e preparada para atender eventuais pacientes, além de ser um dos três centros habilitados para realizar as análises laboratoriais em situações suspeitas.

Para conter o avanço das ocorrências, o governo estadual montou uma força-tarefa contra a venda e adulteração de bebidas alcoólicas por metanol. Até agora, nove estabelecimentos foram interditados. As ações envolvem equipes das secretarias estaduais da Saúde, Segurança Pública, Fazenda e Justiça, que fiscalizam bares, adegas e distribuidoras, recolhem produtos suspeitos e verificam documentações.

A população pode colaborar com denúncias sobre bebidas adulteradas pelo Disque Denúncia 181 ou no site da Polícia Civil (www.webdenuncia.sp.gov.br/cidadao/crime-acontecendo). O Procon-SP também recebe informações pelo telefone 151 e pelo endereço eletrônico www.procon.sp.gov.br, que já conta com um atalho específico para registros relacionados aos casos de adulteração.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
SEVEN MOBILE
Oferecimento