Botucan realizará a ‘Caminhada Outubro Rosa 2017’ no próximo sábado

Saúde
Botucan realizará a ‘Caminhada Outubro Rosa 2017’ no próximo sábado 18 outubro 2017

Fotos Malu Ornelas 

A Botucan (Botucatu no Combate ao Câncer de Mama) realizará no próximo sábado, dia 21, um evento denominado ‘Caminhada Outubro Rosa 2017’. A atividade terá início às 10h00, na Praça do Bosque, percorrendo a Rua Amando e terminando na Praça Paratodos.

O convite é aberto a toda população interessada em participar ajudando a causa. “A nossa intenção com esse projeto é de unir forças em prol de um só objetivo: trazer cor e esperança aos dias que por vezes se tornam nebulosos nessa luta contra o diagnóstico. Poder mostrar a cada mulher, que elas são únicas e insubstituíveis. Que elas são mais fortes que imaginam e essa força interior, ficou nítida em cada sorriso e brilho no olhar que pudemos deixar registrado no ensaio fotográfico realizado”, disse a fotógrafa Malu Ornelas.

“A partir desse projeto conseguimos viabilizar o atendimento de micropigmentação de aréolas e sobrancelhas para qualquer mulher com o diagnóstico de câncer de mama, que tenha feito ou esteja em tratamento pelo SUS. Estes procedimentos poderão ser feitos em qualquer momento do ano, não só em outubro, portanto, passando a ser um projeto permanente em prol dessas mulheres”, disse a micropigmentadora paramédica Yohanna Gonçalves, uma das responsáveis.

“A partir desse projeto conseguimos viabilizar o atendimento de micropigmentação de aréolas e sobrancelhas para qualquer mulher com o diagnóstico de câncer de mama, que tenha feito ou esteja em tratamento pelo SUS. Estes procedimentos poderão ser feitos em qualquer momento do ano, não só em outubro, portanto, passando a ser um projeto permanente em prol dessas mulheres”, completa Yohanna.

A ideia

A ideia surgiu a partir de uma conversa entre a psicóloga Ana Lucia Gonçalves e a micropigmentadora paramédica Yohanna Gonçalves, onde o assunto em pauta era como agregar em uma ação solidaria, o Outubro Rosa, a Micropigmentação Paramédica para reconstrução de aréolas e a recuperação\elevação da autoestima das mulheres que lidam com o diagnóstico do câncer de mama.

Projetando e colocando em prática

Com a ideia firmada, Ana Lúcia e Yohanna procuraram pela Botuccam (Botucatu no Combate ao Câncer de Mama), para apresentar o projeto, e assim, juntas com a assistente Social Alessandra (responsável social pela entidade), amadurecerem o pensamento. Já com tudo esquematizado entre os membros responsáveis da Botuccam, o próximo passo foi entrar em contato com a equipe Malu Ornelas Fotografia, onde que, mais uma parceria foi fechada.

Concluiu-se assim, o projeto final, onde, Yohanna entraria com a Micropigmentação de Aréolas e sobrancelhas sem custo algum para as pacientes, Malu Ornelas com sessão de fotografias com as mulheres que frequentam a Botuccam, com produção e maquiagem de Maria Pia Ornelas, Lilian Ornelas e Murilo Murback .

A entidade BOTUCCAM

A Botuccam é uma entidade educacional e assistencial que desenvolve ações de prevenção e de apoio material e afetivo aos portadores de câncer de mama. Promove um maior conhecimento sobre a patologia e a conscientização da importância do diagnóstico precoce bem como a desmistificação da doença como incurável.

Foi fundada por esposas de rotarianos da cidade, em setembro de 2001. Suas atividades principais são as campanhas de prevenção, visitas hospitalares e a confecção e doação de próteses mamárias, além de orientação sobre as leis que beneficiam os portadores de câncer.

Botuccam
Neila Dornfeld Franco (Presidente)
Sônia Torrecilas (Vice Presidente)
Maria Inês Kerche Nunes (Tesoureira)
Alessandra Trindade (Assistente Social)

Modelos e pacientes:
Maria Aparecida Azevedo
Elza Gouveia de Brito
Beatriz Aparecida de Souza Prata
Mariliris Marfil
Maria José Nibi
Francilene Leite Aleixo
Benedita Morato Amaral Spinelli
Cleusa Pinto Gusmão
Maria Lúcia Cezar Paes

OUTUBRO ROSA

Na década de 1990, nasce o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Informações Botuccam : 14 3888 -3568

Informações Micropigmentação 14 9 9906 -1920

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST DESK
Oferecimento