Bauru confirma primeiro caso de A-H3

Região
Bauru confirma primeiro caso de A-H3 29 abril 2017

 

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Saúde Coletiva, informou neste sábado (29) a confirmação de um caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave por Influenza A- H3. Até o momento, esse é o primeiro caso confirmado. Porém, Bauru segue sem óbitos em relação à doença.

Sentinela Influenza

De janeiro a abril de 2017, foram coletadas 75 amostras. Delas, foram detectados três isolados  em março, e um isolado em abril. E nesse caso de abril, foi identificado o vírus Influenza A-H3.

Sentinela são ações para coletar o maior número de vírus com base nos sintomas mais variados.

As etapas consistem em:

Monitorar a circulação dos vírus responsáveis por SG no país

Conhecer a proporção de SG entre o total de atendimentos realizados na Unidade de Saúde

Identificar as variações sazonais e a distribuição dos vírus por faixa etária

Prover cepas virais para a formulação de vacinas de influenza

Fornecer informação oportuna e de qualidade para o planejamento e adequação do tratamento

Estabelecer medidas de prevenção e controle relacionadas à SG (síndrome gripal)

Quais as diferenças entre as gripes?

H1N1 – Influenza A H1N1: tem grande capacidade de mutação genética, podendo gerar surtos em nível mundial.

A – H3 (H3N2, na antiga nomenclatura) – Influenza A sazonal A- H3: Não provoca pandemias. Os casos acontecem, no Brasil, entre os meses de outono e inverno.

Grupo prioritário precisa se vacinar

A campanha de vacinação contra a influenza começou dia 17 de abril . Durante os primeiros dias, foram aplicadas um total de 10.798 doses. Esse número, equivale, aproximadamente, a 13% da população total pretendida. O ideal até o momento, seria ter vacinado 18% da população indicada como prioritária. Até o momento, o grupo mais imunizado  é o de idosos, com 7.627 imunizados dos 45.491 estimados. A campanha de vacinação contra a Influenza vai até o dia 26 de maio, e a vacina pode ser tomada em qualquer Unidade Básica de Saúde.

Por ser o primeiro ano da vacinação de professores da rede de ensino pública e particular, ainda não existe estimativa em relação a esse grupo.

No dia 13 de maio, será realizado o dia D, o dia da Mobilização Nacional contra influenza. Nessa data, que será um sábado, postos de saúde de todo o país estarão abertos para imunizar a população, classificada dentro da categoria de risco, contra a doença.

Na campanha de vacinação contra Influenza deste ano, estão indicados como grupo prioritários: crianças de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde dos setores públicos e privados, povos indígenas, pessoas com 60 anos ou mais, professores da rede de ensino pública e particular, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade, devem verificar se existe a indicação do Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas para a vacinação. Se houver, é preciso uma prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Promoção Mais de 2 Milhões em Prêmios
Oferecimento