Pelo quinto ano seguido, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) conquistou o certificado “Excelência em Bancos de Leite Humano”, na categoria “A”, conferido pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBLH), pelo desempenho no ano de 2017.
Essa certificação é uma iniciativa da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, do Ministério da Saúde, com a Fundação Oswaldo Cruz, sob a coordenação do Centro de Referência Nacional da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.
Angélica Almeida, responsável técnica do BLH do HCFMB, comenta que, nesse ano, mudou a forma de classificação, mas o padrão foi mantido. “Esta certificação é resultado do esforço e do trabalho de qualidade que desenvolvemos ao longo dos anos em prol do recém-nascido. Agradeço à diretoria do HCFMB, à equipe do Banco de Leite, ao Serviço Técnico de Nutrição e Dietética, aos nossos parceiros e às doadoras de leite materno, sempre juntos com o ideal de salvar vidas”.
Em 2017, o BLH do HCFMB prestou mais de 6 mil atendimentos, sendo 870 em grupo, mais de 4 mil atendimentos individuais e 1290 coletas externas de leite materno. A unidade contou com 994 doadoras que, juntas, contribuíram para a coleta de 544 litros de leite, atendendo, no total, 676 recém-nascidos.
Serviço
O Banco de Leite Humano do HCFMB fica no campus da Unesp, em Rubião Júnior, e também no Hospital Estadual Botucatu (HEBo), precisando de constantes doações de leite materno. Caso haja interesse em colaborar, a doação pode ser feita por mulheres que estejam em bom estado de saúde e que não sejam fumantes, usuárias de drogas ou façam uso excessivo de álcool. Todos os aparatos para coleta do leite (máscara, touca, vidro esterilizado e folheto com explicações sobre o procedimento) são fornecidos pelo HCFMB e a coleta é feita a domicílio. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3811-6410.
Maíra Masiero
Relações Públicas / Comunicação Interna – Núcleo de Comunicação, Imprensa e Marketing
Compartilhe esta notícia