Autoridades federais visitam escolas de Botucatu para conhecer ações de combate ao aedes aegypti

Saúde
Autoridades federais visitam escolas de Botucatu para conhecer ações de combate ao aedes aegypti 12 abril 2016

Na quinta-feira passada (7), dia Mundial da Saúde, escolas da Rede Municipal de Ensino de Botucatu receberam a visita do diretor geral do IFSP (Instituto Federal de São Paulo), campus de Avaré, Sebastião Francelino da Cruz, e do professor de Biologia Fernando Portela, representantes do Governo Federal. Eles tiveram a oportunidade de conhecer de perto as atividades desenvolvidas pelos alunos no combate e prevenção ao mosquito Aedes Aegypti.

Acompanhados pela secretária adjunta da Saúde, Valéria Maria Lopes Manduca Ferreira; do diretor do Departamento de Saúde Ambiental e Animal, Rodrigo Iais; e da coordenadora de projetos da Secretaria de Educação, Cristiane Messias; percorreram as escolas e registraram as atividades com fotos e filmes, que serão encaminhados ao MEC juntamente com um relatório.  Botucatu faz parte dos 223 municípios prioritários que participam desse esforço nacional de mobilização.

Segundo o diretor do IFSP, Sebastião Francelino, as ações desenvolvidas pelos alunos nas escolas municipais mostraram o comprometimento de toda a equipe escolar. “As crianças, desde a Educação Infantil até o Fundamental me surpreenderam com o conhecimento que demonstraram possuir sobre o assunto e realmente estão engajados com a questão do combate ao mosquito da dengue. Os profissionais da Educação estão de parabéns e com certeza as atividades serão intensificadas no decorrer do ano”, conclui.

As ações realizadas nas escolas são diversificadas dependendo da faixa etária, como atividades lúdicas com a ajuda dos professores na caça ao mosquito; confecção de cartazes; rodas de conversas sobre a importância de não deixar a água parada em resíduos através de demonstrações com objetos; importância da aplicação de repelentes; debates; encenação teatral; apresentação de vídeos; entre outras.

De acordo com a diretora da EMEFI – Hernani Donato, Cátia Sardinha, as ações desenvolvidas pelos alunos do 4º ano A são repassadas para todos os alunos da escola. “Os alunos aprenderam com a professora a fazer um repelente caseiro e fazem questão de aplicar em todos e, como eles mesmo dizem, não podem ser egoístas e sim proteger a todos os colegas”, conta. 

(Ass. de Imprensa da Prefeitura)

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Salles institucional
Oferecimento