Grupo de evangélicos da igreja Assembléia de Deus Ipiranga de Botucatu participou nesta quarta-feira (21) da campanha noturna de doação de sangue ao Hemocentro do Hospital das Clínicas (HC) de Botucatu que está com seu estoque abaixo do necessário e necessita de todas as tipagens sanguíneas, principalmente O Negativo, O Positivo e B Negativo. “Tivemos uma recepção muito calorosa”, ressaltou Ezequias Ferreira Júnior, um dos doadores.
O médico Silvio Luis Neves, supervisor do Hemocentro do HC, conta que estão sendo feito telefonemas pedindo colaboração, mas a participação dos voluntários tem sido baixa nas últimas semanas. Lembra que o Hemocentro atende a 31 municípios da região de Botucatu e, em média, é retirado 400ml de sangue de cada doador.
“Por conta disso precisamos da colaboração e doação de voluntários e até mesmo grupos de colaboradores de empresas, igrejas, escolas, entre outras instituições. Não há qualquer risco para o doador e todas as tipagens sanguíneas são bem vindas. A manutenção dos estoques de sangue está comprometida e precisamos repor o estoque”, alertou o supervisor.
O atendimento acontece no HC, em Rubião Júnior, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30 e aos sábados das 7 às 13 horas. Também podem ser agendados dias e horários à noite através dos telefones (14) 3814-8004 ou 3811-6041 ramal 240 ou 225. No ato da doação, eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas com médico na Triagem Clínica. Vale destacar que todo material utilizado para doação de sangue é descartável.
Condições para doar:
– Gozar de boa saúde;
– Você deve ter mais de 18 e menos de 60 anos;
– Seu peso deve ser superior a 50 kg;
– Se homem, deve ter doado há mais de 60 dias;
– Se mulher deve ter doado há mais de 90 dias; não estar grávida; não estar amamentando; já terem se passado pelo menos 3 meses de parto ou aborto;
– Ter dormido no mínimo 6 horas na noite anterior à doação;
– Não ter ingerido álcool nas últimas 24 horas;
– Não estar em jejum e ter ingerido alimentos leves e sem gordura antes da doação (ex: frutas, suco, leite desnatado, etc).
Compartilhe esta notícia