O ano de 2018 já pode ser considerado um marco para a Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB). Além dos 55 anos que completará no mês de abril, a Instituição foi contemplada com a aprovação do novo currículo do curso de graduação em medicina. O aval para a implantação foi dado pelo Conselho Universitário (CO) da Unesp no dia 22 de fevereiro, na sede da Reitoria, em São Paulo.
O novo modelo tem como eixo norteador as competências e habilidades para a formação do profissional médico, visando uma integração maior entre diferentes disciplinas e possibilitando a formação de uma cadeia de conhecimentos que aperfeiçoe o perfil do futuro médico.
Nos últimos anos, uma comissão da Faculdade tem trabalhado incessantemente para consolidar a implementação do novo currículo. Para tal, foram realizadas discussões e instituído um grupo de trabalho, formado por docentes (com apoio do Núcleo de Apoio Pedagógico – NAP – e da Diretoria Técnica Acadêmica – DTA), responsável pela implantação desse formato.
A necessidade de reestruturação curricular decorre da defasagem da estrutura atual e da adequação às determinações legais das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina (DCNs), aprovadas em 20 de junho de 2014, e do Plano Nacional de Educação (PNE), que apresenta como uma de suas metas para o ensino superior a creditação das atividades de extensão universitária.
Esclarecimentos
Com a finalidade de apresentar o novo currículo a seus docentes, funcionários e alunos, a FMB promoveu na manhã do dia 23 de fevereiro uma reunião extraordinária ampliada aberta da Congregação. Na ocasião, também foi possível discutir um cronograma para implantação do novo modelo.
Compartilhe esta notícia