Após Unidades de Saúde, Farmácias e Postos de Vacinação também estão proibidos de fechar durante o expediente

Saúde
Após Unidades de Saúde, Farmácias e Postos de Vacinação também estão proibidos de fechar durante o expediente 30 março 2017

 

Foto Prefeitura Botucatu/ilustração

O Prefeito de Botucatu Mário Pardini reforçou nesta quinta-feira, dia 30, que todos os Postos de Vacinação e Farmácias Municipais (chamadas de pontos de dispensação de medicamentos) estão proibidas de fechar as portas durante o expediente. A medida segue os moldes da decisão de duas semanas atrás, quando as Unidades Básicas de Saúde ficaram terminantemente proibidas de fechar as portas durante suas reuniões internas.

O documento foi assinado também pelo Secretário Municipal de Saúde, Dr. André Spadaro. Essas medidas vieram depois de várias reclamações dando conta que Unidades fechavam as portas para o atendimento quando realizavam essas reuniões. O mesmo se aplicava aos Postos de Vacinação e aos Pontos de Dispensação de Medicamentos.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, a medida já está valendo para toda a rede. O intuito, assim como no caso das Unidades de Saúde, é evitar que pessoas fiquem sem atendimento nessas ocasiões.

“Já havia a orientação de não descontinuar a prestação de serviços de vacinação e de dispensação de medicamentos no horário de almoço. No entanto, foram identificadas queixas recorrentes de dificuldades nesses atendimentos entre 12h00 e 14h00 em algumas unidades e falta de uniformidade destes serviços na rede nesse horário específico. Deste modo, foi realizado um reforço da orientação juntos aos coordenadores e gerentes de unidades no início do ano, a pedido do prefeito Pardini, que está sendo seguida adequadamente”, explicou ao Acontece Botucatu André Spadaro.

Secretaria aberta no almoço

Secretaria de Saúde não fechará mais para almoço

Na mesma linha, a sede da Secretaria de Saúde, que fica fechada para atendimentos ao público entre 13:00 e 14:00hs, a partir da próxima segunda permanecerá aberta à população no horário de almoço.

O Prefeito Mário Pardini colocou seu posicionamento sobre as medidas tomadas. “Evitar que Postos de Vacinação e Farmácias fechem durante o expediente vem na esteira da medida que tomamos com relação às Unidades de Saúde. O que não pode acontecer é de um munícipe ficar sem atendimento por conta de alguma questão interna”, disse Pardini ao Acontece Botucatu.

Atualmente Botucatu possui 21 Postos de Vacinação e 21 Pontos de Dispensação de Medicamentos. São dois Centros de Saúde Escola administrados pela Faculdade de Medicina, seis Unidades Básicas de Saúde e doze Unidade de Saúde da Família. O horário de funcionamento das Unidades compreende das 7h00 às 17h00.

Relembre o caso das Unidade de Saúde 

O Prefeito de Botucatu Mário Pardini reforçou através de um comunicado direcionado aos profissionais de saúde do município na última sexta-feira, dia 17 de março, que todas as Unidades Básicas de Saúde estão proibidas de fechar as portas durante suas reuniões internas. O documento foi assinado também pelo Secretário Municipal de Saúde, Dr. André Spadaro.

André Spadaro: “As reuniões nesse formato vão acabar”

A determinação veio depois de várias reclamações dando conta que Unidades fechavam as portas para o atendimento quando realizavam essas reuniões. Em um dos casos, uma foto foi tirada por um munícipe, mostrando uma Unidade de Saúde com as portas fechadas.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, um novo modelo deverá ser adotado já a partir de abril. O intuito é evitar que pessoas fiquem sem atendimento nessas ocasiões.

“As reuniões nesse formato vão acabar. É necessário dizer que reuniões de equipe existem pelo menos uma vez por semana, é necessário, pois o Ministério da Saúde exige isso. O que estamos elaborando, é um plano para que esse tipo de situação não ocorra.  De repente reuniões mais rápidas, talvez no final do expediente ou mesmo quando o movimento for baixo, desde que tenha sempre uma equipe de prontidão para atender”, explicou ao Acontece Botucatu André Spadaro.

Pardini: “Não vamos fechar os Postos durante o horário de expediente”

A prática já era vedada pela Administração Municipal, uma vez que existe uma normativa determinando o não fechamento das Unidades. “Constatamos essa situação em duas unidades, recebemos reclamações e comprovamos que isso estava ocorrendo, apesar de uma determinação. Então agora o Prefeito Pardini apenas reforçou uma obrigação que já existia”, completou Spadaro.

O Prefeito Mário Pardini colocou seu descontentamento com a situação. No comunicado ele cita o termo ‘expressamente proibido’.

“Recebi algumas reclamações e procurei reforçar isso. É uma demanda antiga da população sobre fechamento dos Postos em horário de expediente e nós enfrentamos a situação. Não haverá nenhuma mudança nas equipes, apenas não vamos fechar os Postos durante o horário de expediente” disse Pardini ao Acontece Botucatu.

Atualmente Botucatu possuiu dois Centros de Saúde Escola, que são administrados pela Faculdade de Medicina, seis Unidades Básicas de Saúde e doze Unidade de Saúde da Família. O horário de funcionamento das Unidades compreende das 7h00 às 17h00.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
sorria para economia 2
Oferecimento