
Hospital confirmou falha na rede interna de energia, mas disse que setores com geradores funcionaram normalmente
*Reportagem atualizada em 17/04/2025 com a nota oficial da CPFL.

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) enfrentou um problema no fornecimento de energia elétrica na madrugada desta quarta-feira, 16. De acordo com nota oficial, a falha teve origem em um poste de entrada da cabine de força que abastece o campus. A CPFL e a empresa Gerando Luz, responsável por serviços em redes de média e alta tensão, foram acionadas imediatamente.
Durante o período da interrupção, o hospital afirmou que os setores com geradores, como o Centro Cirúrgico, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e coleta de exames ambulatoriais, funcionaram normalmente. Já as consultas ambulatoriais foram avaliadas caso a caso, com uso de um plano de contingência baseado em registros impressos.
Ainda segundo o HCFMB, pacientes que não conseguiram realizar exames ou consultas tiveram os atendimentos remarcados. O fornecimento de energia foi restabelecido por volta das 8h35 da manhã, e a rotina hospitalar voltou ao normal.
Apesar da nota, relatos de pacientes ao portal Acontece Botucatu indicam que nem todos os geradores teriam funcionado corretamente. “Apagou a Unesp inteira, até gerador. Deu para ouvir o barulho do gerador religando a noite toda, um barulho horrível”, disse uma pessoa que preferiu não se identificar.
A CPFL procurou o Acontece Botucatu para esclarecer que não teve relação com a falha dentro do hospital. “A CPFL Paulista esclarece que o problema ocorrido no HC de Botucatu não teve nenhuma relação com a rede elétrica da companhia e que esteve no local apenas para orientar a empresa contratada pelo Hospital”, disse a empresa em nota.
Compartilhe esta notícia