
Uma equipe formada por alunos do Instituto de Biociências da Unesp Botucatu foi uma das 12 selecionadas a participar do programa ASTRo, iniciativa da Roche, empresa global, pioneira em produtos farmacêuticos. O objetivo do programa é poder contribuir para o fortalecimento do ecossistema de inovação em saúde no Brasil.
O projeto inscrito pelas biólogas Paula Paccielli Freire e Sarah Santiloni Cury (alunas de doutorado do programa de pós-graduação em Genética), ao lado do biólogo Diogo de Moraes, (aluno de mestrado da Genética), alunos do Professor Robson Carvalho, busca desenvolver uma nova tecnologia para o diagnóstico de caquexia.
Esta síndrome multifatorial é associada à diversas doenças como insuficiência cardíaca, aids e câncer. Acarreta perda contínua de massa magra que não pode ser revertida por suporte nutricional.
“Nossa ideia é criar uma aplicação prática e intuitiva, para que os profissionais na área da saúde possam utilizar em pacientes oncológicos que venham a desenvolver caquexia. Só de sermos selecionados para este programa é uma vitória para nós”, explica Paula.
“Através de análises de tomografias poderíamos predizer se o paciente realmente tem caquexia e em que estágio essa síndrome se encontra. Isso poderia auxiliar na conduta médica e melhorar a qualidade de vida do paciente”, complementa Sarah.
“Esse programa é uma ótima oportunidade para aproximarmos a universidade do setor privado, o que abre diversas portas para nós universitários. Além de mostrar que a pesquisa que desenvolvemos na universidade pode ser aplicada de forma prática na sociedade”, avalia Moraes.
“A seleção dos alunos no Programa Astro-Roche é uma grande conquista para o IB-UNESP, pois mostra novas perspectivas para os alunos da graduação e pós-graduação da nossa Instituição”, destaca o professor Robson Carvalho.
“Também é excelente ver a possibilidade desses alunos impactarem num futuro próximo a vida de muitos pacientes com caquexia associada ao câncer, utilizando uma aplicação dos resultados das pesquisas que temos desenvolvido em nosso grupo de pesquisa”, complementa o docente.
O programa inclui 80 horas de capacitações presenciais e 48 horas mentorias online. Nesta etapa, as equipes desenvolvem habilidades empreendedoras e recebem suporte para criar, aperfeiçoar e testar a viabilidade do modelo de negócio.
Os participantes também recebem uma preparação especial para que possam fazer uma apresentação oral (pitch) para investidores e potenciais parceiros do ecossistema de inovação. As atividades do programa Astro 2019 terminam no mês de novembro.
Compartilhe esta notícia