Alunos da FMB participam de Conferência Internacional sobre doenças cerebrovasculares

Saúde
Alunos da FMB participam de Conferência Internacional sobre doenças cerebrovasculares 01 fevereiro 2018

Uma comitiva formada por alunos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) participou entre os dias 24 e 26 de janeiro do International Stroke Conference (ISC), em Los Angeles (EUA). A iniciativa é considerada a maior reunião mundial dedicada à ciência e tratamento de doenças cerebrovasculares.

Na ocasião, os representantes da FMB apresentaram resultados parciais de um estudo clínico pioneiro que avalia a eficácia e segurança da estimulação cerebral não invasiva em pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC): o Trial de Neuro Reabilitação (Eletron Trial). O trabalho analisa pacientes acima de 18 anos com diagnóstico de AVC que apresentem sequelas motoras e sensoriais específicas denominadas de negligência espacial unilateral, quando o paciente não reconhece parte do corpo dele, das pessoas ou do ambiente a sua volta.

“Esse congresso foi uma oportunidade para eles (alunos) verem coisas novas, lá tiveram trabalhos inéditos apresentados sobre AVC e reabilitação”, explica o coordenador do Trial de Neuro Reabilitação e do grupo de pesquisa do CNPq, professor Rodrigo Bazan.

A comitiva da FMB que participou do ISC foi composta por: Fernanda Winckler (aluna de doutorado – Programa de Pós-Graduação em Fisiopatologia em Clínica Médica), Rafael Dalle Molle da Costa (aluno de mestrado – Programa de Pós-Graduação em Fisiopatologia em Clínica Médica), Gabriela Rizatti (aluna de graduação – medicina), Taís Silva (aluna de doutorado – Programa de Pós-Graduação em Fisiopatologia em Clínica Médica) e Juli Souza (aluna de doutorado – Programa de Pós-Graduação em Fisiopatologia em Clínica Médica)

Parcerias

O Trial de Neuro Reabilitação tem financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e CNPq. Foi idealizado pelo pesquisador e fisioterapeuta Gustavo José Luvizutto, professor Rodrigo Bazan e Hélio Rubens, do EAP da FMB. A concretização do projeto receberá apoio dos setores de reabilitação do HCFMB (responsável – Letícia Antunes), Upeclin, disciplina de neurologia clínica, unidade de AVC (coordenador – Gabriel Braga), rede nacional de pesquisa clínica em AVC e da professora Adriana Bastos Conforto, da USP de São Paulo.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
sorria para economia 2
Oferecimento