
A Prefeitura Municipal de São Manuel, através da Vigilância Epidemiológica, continua com a campanha de vacinação contra a febre amarela em todo o município. Segundo dados do setor, no período do dia 1º até 23 de março, foram ministradas 1.524 doses de febre amarela.
De acordo com a Diretoria Municipal de Saúde, a intensificação da vacinação deve permanecer nos próximos meses. “Queremos fazer um alerta aos munícipes que ainda não procuraram as unidades de saúde para que façam a atualização da carteira de vacinação”, declara a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Vanessa Cristina Anizi.
Até a última segunda-feira, 20, foram notificados 25 casos da doença no Estado de São Paulo, sendo que apenas 4 casos e 3 óbitos foram confirmados. Deste total, 11 casos estão em fase de investigação e 10 já foram descartados, segundo o Ministério da Saúde.
O Brasil vive o maior surto de febre amarela registrado nos últimos anos, envolvendo principalmente os estados da região Sudeste, em particular Minas Gerais e Espírito Santo. Embora o número de casos em humanos de febre amarela confirmados seja maior do que o registrado em surtos anteriores, vale ressaltar que todos esses casos ocorreram em zonas rurais ou em pessoas que tiveram contato com áreas silvestres por motivo de trabalho ou de lazer.