Unidades de saúde de São Manuel realizam mutirões de Papanicolau no mês de março

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (8), as unidades de saúde de São Manuel estão realizando, durante todo o mês de março, mutirões de coleta para o exame de Papanicolau e também solicitação de Mamografia. Em um ou dois dias específicos do mês, o horário de atendimento das unidades é estendido para às 21h.

O PSF da Vila Rica trabalhou com o mutirão noturno na primeira semana de março, no dia 7, e realizou, apenas nesta data, 20 exames de Papanicolau. Já o Posto Dr. Raphael Lhamas Franco, localizado no bairro CDHU 1, contabilizou 30 coletas de papanicolau nos dias 8 e 10 de março.

Dia 16 de março, o mutirão noturno ocorre na USF Santa Mônica e terá até sorteio de brinde para as mulheres atendidas neste mês.

Já no Postão (ou Centro de Saúde II), o mutirão será realizado na última semana de março, e no PSF Aparecida, no dia 27 de março.

Vale destacar que durante este mês, as unidades de saúde mencionadas estão fazendo o exame de Papanicolau, que previne o Câncer de Colo do Uterino, em livre demanda. Ou seja, não é necessário agenda horário, a mulher chega ao centro de saúde e espera a sua vez. No entanto, nos dias comuns, o atendimento vai até às 17h.

Câncer de Colo Uterino

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer do colo do útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos (chamados oncogênicos) do Papilomavírus Humano – HPV. Além disso, é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

A infecção genital pelo vírus HPV é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares que poderão evoluir para o câncer. Essas alterações das células são descobertas facilmente no exame preventivo de Papanicolau, e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso é importante a realização periódica deste exame.