Uma matéria publicada no Jornal Folha de São Paulo (interior) revela que alguns municípios do interior paulista não estariam honrando seus compromissos junto fornecedores e prestadores. Entre os municípios citados está o de São Manuel. A queda de arrecadação devido a desaceleração de arrecadação da economia é apontada como fator principal das dívidas não pagas.
O prefeito de São Manuel, Marcos Monti (foto), que também é o presidente da Associação Paulista de Municípios (APN), ressalta que houve queda no repasse de impostos do Estado e da União. “Prefeitos precisam ter cautela e trabalhar com reserva técnica, já que 2014 foi um ano atípico. Em São Manuel os atrasos nos pagamentos chegaram a três meses”, disse.
O desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), desembargador Pedro Cauby Pires de Araújo, coordenador da diretoria de precatórios do Tribunal afirmou que “a situação preocupa porque a longo prazo poderá elevar o endividamento dos Municípios”. Segundo o último levantamento do TJ, em junho de 2014, os municípios paulistas devem R$ 21,8 bilhões em precatórios (cobrança de dívidas sem possibilidade de recurso).
Compartilhe esta notícia