Os serviços de saúde da cidade vizinha de São Manuel devem ganhar em breve, dois importantes auxílios no tratamento de variados problemas na cidade. Isso porque o município tem tratativas avançadas para a instalação de uma unidade do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS e também de uma equipe da Rede de Proteção à Vida, grupo multidisciplinar de profissionais voluntários que trabalham com questões relacionadas ao suicídio com sede em Botucatu.
O número de suicídios registrados em São Manuel em 2018 é preocupante e fez com que a Rede se oferecesse como apoio para que o tema seja tratado com a importância que merece. Um primeiro encontro foi realizado essa semana em Botucatu. “Reunião muito proveitosa. O mais importante é que o município tem interesse em nossa ajuda e certamente, nós também queremos ajudar. Definimos que o Dr. Bertolote oferecerá um treinamento aos profissionais e a Rede de uma maneira geral, vai coordenar algumas palestras para diretores e professores do sistema de ensino. Tenho certeza que conseguiremos um bom número de voluntários em breve”, explica Silvânia Giandoni, uma das idealizadoras do projeto.
Outra tratativa da atual diretora de Saúde do município, Patrícia Rossanesi é pela implantação de uma unidade do CAPS, que nada mais é do que um ponto de serviços de saúde de caráter aberto e comunitário constituído por equipe multiprofissional e que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial e são substitutivos ao modelo asilar.
De acordo com a diretora, tanto o CAPS quanto a Rede auxiliarão nas demandas da cidade. “Estamos em processo de implantação do CAPS. Já solicitamos os recursos e vamos começar com as adequações do prédio. Será um serviço de grande importância para São Manuel, pois temos muita demanda e muitos anos sem assistência adequada”, explica. “Quanto a Rede, conheci o projeto nos últimos dias e achei o trabalho fantástico. Tenho intenções positivas para implantação da mesma em São Manuel”, completou Patrícia.
Compartilhe esta notícia