Sabesp realiza obras de contenção das margens do Córrego Paraíso, em São Manuel

Região
Sabesp realiza obras de contenção das margens do Córrego Paraíso, em São Manuel 02 junho 2021

Os investimentos somam mais de R$ 930 mil e permitem recuperar as instalações do sistema de esgoto e proteger as margens do córrego

A Sabesp está realizando obras para recuperar parte do sistema de esgotamento sanitário de São Manuel, que foi fortemente afetado pelas fortes chuvas que atingiram a cidade em fevereiro de 2020, o que levou a prefeitura a decretar na época estado de calamidade pública.

Após as chuvas de grande volume as margens do Córrego Paraíso sofreram processo erosivo, comprometendo o lançamento final de esgoto tratado e também o talude da lagoa da Estação de Tratamento de Esgotos da sede do município.

A Companhia tomou as medidas cabíveis, fez todo o levantamento topográfico, os estudos e elaborou o projeto de contenção, adotando a solução de proteção das margens com estruturas do tipo gabião – uma espécie de muro de arrimo para a contenção da drenagem de água -, e contratou os serviços de recuperação dos pontos afetados, com investimentos de mais de R$ 937 mil.

As obras, que tiveram início em abril 2021, incluem a reconstrução de 70 metros de emissários final de esgoto, a construção de 220 metros de muro de gabião nas duas margens do córrego, o serviço de reaterro com a execução de talude compactado que serve como base de sustentação para garantir a estabilidade do solo e também para correção das erosões, além dos serviços de urbanização e drenagem da área.

O Superintendente da Unidade de Negócio do Médio Tietê da Sabesp, Maurício Tápia, ressaltou que os trabalhos seguem em ritmo acelerado e irão permitir a recuperação total do sistema afetado. A expectativa é de que as obras sejam finalizadas até o próximo mês de agosto, antecipando o cronograma inicial cujos os serviços tinham previsão de término em dezembro 2021.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST DESK
Oferecimento