Cobrança começa a partir das 0h de sábado, no quilômetro 215+100 da SP-304; Se for de Botucatu a Piracicaba, confira valores.
A nova praça de pedágio na Rodovia Geraldo de Barros entre São Pedro (SP) e Santa Maria da Serra (SP) começa a funcionar a partir deste sábado (16), às 0h (confira abaixo a tabela de valores). A cobrança fica no quilômetro 215 + 100 metros, no limite de São Pedro.
O credenciamento pela Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) e Secretaria de Logística e Transportes ocorre após a Eixo SP cumprir com melhorias no pavimento e na sinalização da pista, além da estrutura de serviços oferecida, inseridas no Programa Intensivo Inicial (PII).
O valor da cobrança manual para carros de passeio é de R$ 6,40 e para motocicletas R$ 3,20, e varia para outros veículos conforme a quantidade de eixos. No caso da cobrança automática há um desconto para os usuários, conforme a tabela abaixo.
Tarifas de pedágio da praça São Pedro 2, na Rodovia Geraldo de Barros
Categoria | Tipo | Eixos | Manual | Automática |
CAT 1 | Automóvel, Caminhonete, Tricíclo, e Furgão | 2 | R$ 6,40 | R$ 6,08 |
CAT 2 | Caminhão leve, Micro Ônibus, ônibus, Caminhão Trator e Furgão | 2 | R$ 12,80 | R$ 12,16 |
CAT 3 | Caminhão Trator, Caminhão Trator com semi reboque e Ônibus. | 3 | R$ 19,30 | R$ 18,33 |
CAT 4 | Caminhão com reboque, Caminhão Trator com semi reboque. | 4 | R$ 25,70 | R$ 24,41 |
CAT 5 | Caminhão com reboque, Caminhão Trator com semi reboque. | 5 | R$ 32,10 | R$ 30,49 |
CAT 6 | Caminhão com reboque, Caminhão Trator com semi reboque. | 6 | R$ 38,50 | R$ 36,57 |
CAT 7 | Automóvel ou Caminhonete com semi reboque. | 3 | R$ 9,60 | R$ 9,12 |
CAT 8 | Automóvel ou Caminhonete com reboque. | 4 | R$ 12,80 | R$ 12,16 |
CAT 9 | Motociclista, Motoneta e bicicleta a motor | 2 | R$ 3,20 | – |
Outras duas praças de pedágio começaram a operar na região no fim de julho. As cobranças acontecem nas rodovias SP-304 e SP-308, entre Piracicaba e os municípios de São Pedro (SP) e Charqueada (SP), respectivamente.
Todas as praças de pedágio contam com lombadas eletrônicas nas pistas automáticas e mistas. A velocidade estabelecida na região que abrange as praças é de 40 km/h.
Descontos progressivos
Motoristas que viajam pelas 12 rodovias sob gestão da Eixo SP têm descontos por uso contínuo. O Desconto de Usuário Frequente (DUF) está integrado às operadoras do sistema eletrônico de pagamento de pedágio.
Na prática, o desconto para veículos de passeio (categoria 1) começa a contar a partir da segunda passagem realizada na mesma praça de pedágio, no mesmo sentido de fluxo e dentro de um mesmo mês calendário.
A redução progressiva ocorre até a 30ª viagem no mês, conforme percentual fixo de redução em relação à tarifa cobrada na viagem anterior, até atingir a Tarifa Mínima determinada para a Praça de Pedágio, dentro de um mesmo mês calendário.
A partir da 31ª viagem no mês, a Tarifa Mínima será cobrada em todas as viagens adicionais até o final do respectivo mês calendário. Os valores serão descontados automaticamente para o pagamento da fatura enviada pela operadora da tag instalada no veículo.
Desconto de 5% nas pistas automáticas
Além do desconto progressivo, os usuários de qualquer categoria de veículo que utilizam as pistas automáticas com as tags nas rodovias da Eixo SP têm 5% de desconto no pagamento das tarifas, com os valores da tabela acima.
O benefício de 5% para veículos na categoria 1 é válido na primeira passagem no mês calendário. A partir da segunda passagem, ocorre a inclusão automática no sistema DUF.
Concessão
A instalação do pedágio faz parte da concessão de mais de 1,2 mil quilômetros de rodovias que ligam essa região até a região oeste, na divisa com o Mato Grosso do Sul. Esses trechos devem receber R$ 14 bilhões em investimentos, que devem servir para obras de ampliação, conservação e modernização das rodovias.
Fonte: G1