Porangaba formou esta semana sua primeira turma de professores empreendedores. Os docentes integram a implantação do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), do Sebrae-SP, em parceria com as secretarias municipal e estadual de Educação.
Ao todo 36 professores da rede básica de ensino da Cidade participaram das oficinas promovidas pelo Sebrae-SP. A capacitação teve a duração de uma semana e proporcionou nova visão sobre o ensino de práticas e estímulo do empreendedorismo dentro da sala de aula.
Foram abordados temas como a estruturação de plano de negócios, cálculo de custos, marketing e relacionamento interpessoal, dentro de uma linguagem própria para entendimento a crianças de 7 a 14 anos. A intenção é que as primeiras ações junto aos alunos da rede básica local tenham início em 2014 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Joaquim Francisco de Miranda.
O empreendedorismo deve ser trabalho na escola para que a formação de nossos alunos seja diversificada. Com esses conhecimentos, as crianças passam a ter maiores opções de como se relacionar e até mesmo atuar no mercado de trabalho futuramente, frisa a secretária de educação de Porangaba, Elieth Nunes Silva Antunes.
Devem ser beneficiados com o projeto mais de 500 alunos, segundo a secretária. Desse total, frisa Elieth, mais da metade dos jovens residem na zona rural do município, o que deve fazer com que sejam promovidas ações específicas na educação empreendedora.
Estimular o empreendedorismo desde a escola é fundamental para preparar futuros profissionais capacitados, mas pessoas que façam a diferença na comunidade em que estão, frisa Roberto Augusto dos Santos, facilitador do JEEP pelo Escritório Regional de Botucatu do Sebrae-SP.
Para a professora do segundo ano do Ensino Fundamental, Daniela Chammas, o programa deve despertar e aprimorar características positivas nos jovens participantes. A interatividade das tarefas vai fazer com que cada aluno saiba se relacionar com os demais colegas, frisa.
O programa Jovens Empreendedores Pequenos Passos (JEEP) tem sido adotado por outras cidades da região. Três estabelecimentos de ensino na região já recebem as ações do JEEP: Paulo Guimarães, em Botucatu; Escola Técnica Estadual Fausto Mazolla, em Avaré e Escola Iara Selma Bado, em Laranjal Paulista.
Compartilhe esta notícia