Polícia Civil investiga suspeita de descarte irregular de material hospitalar em Itatinga

Região
Polícia Civil investiga suspeita de descarte irregular de material hospitalar em Itatinga 22 março 2021

 

Lixo hospitalar teria sido descartado de forma irregular em Itatinga — Foto: Arquivo pessoal

A Polícia Civil investiga a suspeita de descarte irregular de material hospitalar em uma usina de lixo desativada em Itatinga (SP). A denúncia foi feita por moradores e pelo vereador de Botucatu, Abelardo Costa Neto, que publicou um vídeo nas redes sociais mostrando a situação.

Segundo as informações da ocorrência, os moradores de Itatinga encontraram materiais hospitalares descartados a céu aberto na tarde deste sábado (20).

A Vigilância Sanitária de Itatinga fiscalizou o local por volta das 16h do domingo (21) junto com equipes da Diretoria de Meio Ambiente, GCM e Polícia Militar, mas de acordo com Sergio Bicicchi, responsável pela pasta, nenhum lixo hospitalar na área.

No entanto, ainda segundo Bicicchi, às 17h30 a GCM entrou em contato com ele informando que um morador da cidade havia encontrado o material. Então, a Vigilância Sanitária e a Diretoria do Meio Ambiente se dirigiram novamente ao local com apoio da PM e da GCM e desta vez, encontraram o material na área que já tinham vistoriado.

Diante da divergência, a Polícia Militar acionou a Perícia Técnica de Botucatu (SP), que esteve no local para tirar as fotos para a investigação.

Os peritos também tiveram acesso ao vídeo publicado nas redes sociais pelo vereador de Botucatu denunciando o caso, para saber se o local do vídeo é o mesmo do local onde os materiais estavam.

Nas fotos e vídeo feitos, é possível ver embalagens de itens hospitalares. Em alguns deles, o número de descrição, data de fabricação e de validade, mostram que os itens não estão vencidos. Inclusive a descrição de um dos itens que foi descartada se trata de um tubo corrugado (traqueia em pvc), utilizado em dreno e balões de anestesia.

A Vigilância Sanitária informou que nesta segunda-feira (22) entrou em contato com a empresa que fabricou o produto, para solicitar a rastreabilidade dos materiais.

Depois do ocorrido, o Hospital de Itatinga, por meio da Diretoria Clínica, informou que o material mostrado nas imagens não é do hospital e vai levantar as últimas notas de compra para comprovar essa versão.

Fonte: Portal G1

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento