Polícia alerta para ‘agiotagem’ na região de Jaú

Região
Polícia alerta para ‘agiotagem’ na região de Jaú 13 julho 2016

Golpe em Jaú (4)A Polícia Civil de Jaú, por meio da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise), surpreendeu um colombiano praticando uma espécie de agiotagem na cidade e a instituição acredita que mais estrangeiros têm agido da mesma forma, porém, em outros municípios da região. O caso será investigado pela Polícia Federal (PF) de Bauru.

É o que revela o titular da DIG de Jaú, Marcelo Tomaz Goes. Segundo ele, equipes da delegacia que ele comanda e da Dise foram até o apartamento de Luis Angel Rojas Varela, de 33 anos, em Jaú, e encontraram diversos panfletos publicitários dos empréstimos ilegais que ele costumava fazer, além de R$ 6.650,00 em dinheiro. À polícia, o acusado disse que o valor era proveniente da Colômbia e ele o emprestava com juros de 20% ao mês.

Preso

Varela estava em Jaú há aproximadamente um ano e, durante esse tempo, vem praticando a atividade, prevista na Lei de Crimes contra o Sistema Financeiro, cuja pena é de 2 a 8 anos de reclusão. Como envolve dinheiro internacional, o caso é de competência da Justiça Federal, que decretou a prisão preventiva do colombiano. Ele foi encaminhado à Cadeia de Barra Bonita, de onde será levado à Penitenciária de Itaí, que abriga os presos estrangeiros.

Segundo o delegado, o que chama a atenção é o fato de o dinheiro ter vindo da Colômbia, podendo, assim, estar relacionado ao narcotráfico e caracterizar a lavagem, bem como a evasão de divisas. “Tudo isso demanda a continuidade das investigações”, acrescenta. Diante disso, o inquérito foi entregue à PF de Bauru, que também irá apurar a hipótese de que haja mais colombianos cometendo o mesmo crime, mas em outras cidades da região.

(Fonte: JCNET)

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Prestação de contas 2024
Oferecimento