PM cumpre reintegração de posse e retira 50 famílias de fazenda em Areiópolis

 

Foto: Adílson Tomáz Inácio/Divulgação

A Polícia Militar e funcionários da prefeitura de Areiópolis (SP) cumpriram na manhã desta quinta-feira (16) um mandado de reintegração de posse de uma propriedade rural conhecida como Fazenda Paranhos.

A área foi ocupada há pouco mais de um ano por cerca de 50 famílias de Lençóis Paulista, cidade vizinha de Areiópolis, distante 20 quilômetros. Tratores e retroescavadeiras foram utilizados para derrubar os barracos.

Segundo Adílson Tomaz Inácio, que representa o grupo, os ocupantes não estão ligados a nenhum movimento social. Ele explica que são apenas famílias pobres que ocuparam a fazenda por não terem onde morar.

De acordo com o prefeito de Areiópolis, Antônio Marcos dos Santos (PR), a Fazenda Paranhos pertencia ao estado, mas foi cedida ao município em 2006 por meio de um decreto. O objetivo da prefeitura é construir uma fazenda-escola nessa área para desenvolvimento de políticas de agricultura familiar.

Foto: Adílson Tomáz Inácio/Divulgação

Santos explicou que durante os últimos 11 anos a prefeitura não utilizou as terras porque faltava um termo de permissão do uso, que só foi emitido pela Procuradoria Geral do estado este ano. Assim que teve a documentação em mãos, o município entrou na Justiça pedindo reintegração de posse.

Ainda segundo o prefeito, representantes do município estiveram em contato com essas famílias propondo uma saída amigável. Como não conseguiram um acordo para a saída, a força policial foi acionada para o cumprimento da ordem judicial.

Fonte: Portal G1