Único espécime de piracanjuba do parque tinha 60cm e desapareceu após recinto ter o telhado arrombado; animal da fauna nacional estava há 12 anos no parque bauruense.
O Zoológico de Bauru (SP) usou suas redes sociais para anunciar nesta sexta-feira (15) o furto de um peixe da espécie piracanjuba, que vivia no aquário do parque há cerca de 12 anos.
O peixe, que está na lista de animais da fauna nacional ameaçados de extinção, era o único da espécie no zoo bauruense e tinha cerca de 60 centímetros. Ele vivia em um recinto exclusivo, sem a companhia de outras espécies.
Segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), pasta à qual o zoo está subordinado, o furto foi constatado entre a noite de quinta-feira (14) e a madrugada desta sexta. O telhado do aquário foi arrombado.
A Semma informou que registrará um boletim de ocorrência na Polícia Civil e vai abrir processo interno para apurar o fato.
Segundo a Semma, o aquário não foi reaberto porque o local é de pouca ventilação, o que contraria os protocolos de prevenção da Covid-19. Não há previsão de reabertura do aquário.
Em sua página nas redes sociais, o Zoo de Bauru faz um apelo para que, “encarecidamente, o responsável faça a devolução do peixe”. O zoo pede ainda para quem tiver informações sobre o caso informe o parque pelo telefone (14) 3231-2632.
Fonte: G1