A “Semana do Café de Pardinho” é um evento itinerante, inédito na região da Cuesta paulista, que envolve degustações, oficinas, conversas, arte, música, artesanato, história, literatura, culinária, moda e tradições orais, criada para ampliar o conhecimento dos pardinhenses sobre o universo dos cafés locais, e despertar interesse pelo potencial do café como turismo cultural.
Considerando a vocação da cidade de Pardinho para a produção de cafés especiais, esse evento acontece durante oito dias, [de 23 a 30 de setembro], com diferentes atividades para diversos públicos, promovendo novos processos de integração da comunidade ao tema, reconhecendo e valorizando a cadeia produtiva cafeeira tradicional, e fomentando o empoderamento de jovens, criando encontros reais com esse grão precioso, gerando sentimento de pertencimento e memórias que se tornarão novas conexões comerciais e socioculturais entre todos.
Realizada pela Horta ideias e soluções sustentáveis, com o patrocínio da Santa Fé Agropecuária, e apoio da Cafeeira Masson, Cuesta Café, Graal Maristela e Laticínios Gege, a “Semana do Café de Pardinho” abre com homenagens a cafeicultores que fazem história em Pardinho.
Já no segundo dia, 24, acontece no Cuesta Café o Workshop “Jeitos de Café”. Nele, Robinson Kimura e Brayan Fava, dois baristas superbacanas repassam dicas preciosas para a escolha e o preparo de cafés especiais, e extração dos melhores sabores, de formas variadas.
No dia 25, domingo, quem recebe o evento é o Max Feffer, onde acontece, em parceria com a Casa dos Caipiras, a degustação de cafés especiais.
Nos dias 26 e 27, o evento segue para a Escola Ernestina Nogueira Cesar, e nos dias 28 e 29 para a Escola Napoleão Corule, onde realiza atividades culturais e educativas, com a participação de estudantes e professores.
Entre as atividades que acontecem nas escolas, estão trocas de ideias e a “Arte com café” [exposição coletiva de obras de estudantes], “Artesanato com café” [ambientação/instalação de folhas de café estilizadas], “Ateliê com café” [mesa com papéis e carimbos para interação], “Espaço instagramável” [palavra café em letras gigantes] e a “Leitura com café” [livro interativo, construído coletivamente com professores e alunos, com imagens, textos, e histórias locais].
O evento será encerrado no dia 30, às 16h30, no lago do Cuesta Café, com o desfile de moda sustentável “Cafezal”, que apresentará uma coleção exclusiva de criações inspiradas no café. São peças de roupas e acessórios trabalhados com estampas, tingimentos, aplicações artesanais e construções feitas à mão, por Mônica Horta e artesãs do grupo “Arteiras de Pardinho”: Ana Cury, Célia Costa, Eli Zambom, Fabiana Souza, Fabíola Souza, Gabii Muniz, Ivania Vivan, Josi Guassu e Juliana Moreli. Demonstração prática do gigante potencial da economia criativa e sustentabilidade da cidade.
Mais informações, podem ser obtidas com Mônica Horta, pelo whatsapp 14 991552139, ou pelo Instagram @_cafedahorta
Serviço:
Semana do Café de Pardinho
de 23 a 30 de setembro
Programação itinerante:
Dias 23 e 24 [sexta-feira e sábado]
Homenagens a cafeicultores que fazem história em Pardinho
Local: diferentes cafezais
Dia 24 [sábado]
Workshop “Jeitos de café”
Horário: 9h30
Local: Cuesta Café
Investimento: R$200,00
Dia 25 [domingo]
Degustação de cafés especiais – em parceria com a Casa dos Caipiras
Horário: a partir das 10h
Local:Max Feffer
Programação livre e gratuita
Dias 26 e 27 [segunda-feira e terça-feira]
Atividades culturais e educativas
Horário integral
Local: EMEF Ernestina Nogueira Cesar
Programação livre e gratuita
Dias 28 e 29 [quarta-feira e quinta-feira]
Atividades culturais e educativas
Horário integral
Local: Escola Estadual Napoleão Corule
Dia 30 [sexta-feira]
Desfile de moda sustentável “Cafezal”
Horário: 16h30
Local: Cuesta Café
Programação livre e gratuita
Compartilhe esta notícia