Museu Tião Carreiro lança edital de bolsas para pesquisas em Cultura Raiz

Cultura
Museu Tião Carreiro lança edital de bolsas para pesquisas em Cultura Raiz 30 novembro 2025

Chamada pública selecionará até três propostas que dialoguem com o acervo, a trajetória e o legado de Tião Carreiro, valorizando a produção de conhecimento sobre a cultura raiz brasileira com bolsa de R$ 7 mil reais para cada

O Museu Tião Carreiro, iniciativa do Instituto Jatobás no Centro Max Feffer Cultura e Sustentabilidade, em parceria com a Prefeitura Municipal de Pardinho/SP, anuncia o lançamento do Edital nº 01/2025 – Bolsa para Pesquisas em Cultura Raiz. A chamada pública irá selecionar até três projetos de pesquisa que dialoguem com o acervo, a história e o legado de Tião Carreiro, um dos maiores ícones da música caipira e referência central da cultura raiz brasileira.

O edital busca incentivar novos olhares, interpretações e produções culturais sobre o universo representado por Tião Carreiro. A proposta valoriza a construção de conhecimento vivo, estimulando pesquisas que partam de objetos do acervo do Museu, aspectos biográficos do artista ou temas relacionados à cultura popular brasileira.

O objetivo central da iniciativa é fortalecer e difundir a obra de Tião Carreiro, promover interpretações e recontextualizações de itens do acervo, incentivar reflexões sobre a música caipira e suas raízes, incluindo diálogos com tradições afro-brasileiras e outras influências formadoras da identidade nacional, e transformar o Museu em um espaço dinâmico de criação, estudo e aproximação com a comunidade.

Os projetos selecionados deverão resultar em um produto final, que poderá ser apresentado nos formatos de artigo ou ensaio escrito; podcast, vídeo ou minidocumentário; material impresso; exposição temporária; ou outras propostas criativas sugeridas pelos pesquisadores. Entre os temas possíveis estão: “As influências afro-brasileiras na obra de Tião Carreiro”“A história por trás de um objeto do acervo” ou “Os impactos da música caipira na cultura popular brasileira”. Todo o conteúdo produzido será disponibilizado ao público do Museu Tião Carreiro e hospedado no site da instituição.

Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas (MEI ou empresa com CNPJ ativo), com propostas individuais ou coletivas. Não há exigência de formação acadêmica: o edital reconhece saberes tradicionais, empíricos e populares, ampliando o acesso a diferentes modos de pesquisar e narrar. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo formulário online, disponível no site do Centro Max Feffer, entre 26 de novembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, às 23h59. Cada inscrito poderá inscrever apenas um projeto.

Link para inscrição: http://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfCoLM8FN39Rwe41UuJlLV6wOlRI95ayIYRlDdE_5bFO1rPdQ/viewform 

A seleção será realizada de forma anônima por um júri especializado em cultura raiz e por representantes do Museu Tião Carreiro. As propostas serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios: relevância para o Museu e para a cultura raiz (até 40 pontos), coerência conceitual e clareza dos objetivos (até 30 pontos), viabilidade técnica e financeira (até 20 pontos) e criatividade e qualidade do formato final (até 10 pontos). Além disso, serão acrescidos 10 pontos extras para proponentes negros, indígenas, trans, travestis ou pessoas com deficiência, e outros 10 pontos para moradores de Pardinho/SP.

Os três selecionados receberão bolsa de R$7.000,00 cada, deduzidos os encargos previstos em lei. O valor cobre todas as despesas da pesquisa e da produção do produto final. O pagamento ocorrerá em três parcelas, vinculadas às etapas de desenvolvimento. Os bolsistas deverão emitir nota fiscal (CNPJ/MEI) ou RPA, conforme o caso, com CNAE compatível e ativo.

Cronograma:

O edital prevê as seguintes etapas:

  • Lançamento do edital – novembro de 2025
  • Período de inscrições – até 4 de janeiro de 2026
  • Divulgação dos selecionados – até 23 de janeiro de 2026
  • Contratação de bolsistas – até 6 de fevereiro de 2026
  • Desenvolvimento das pesquisas – 6 de fevereiro a 5 de julho de 2026
  • Entrega final e compartilhamento dos resultados – julho de 2026

Informações de Serviço:

Para tirar dúvidas entre em contato por email: [email protected]  

Acesse o site do Centro Max Feffer: https://www.institutojatobas.org.br/centro-max-feffer/

Ou o edital com informações completas: https://www.institutojatobas.org.br/wp-content/uploads/2025/11/Edital-01_2025-Bolsa-para-pesquisas-relacionadas-ao-acervo-do-Museu-Tiao-Carreiro.docx-1.pdf

Período de inscrição: 26 novembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026, às 23h59. Cada proponente poderá inscrever apenas um projeto. 

Sobre o Museu Tião Carreiro

O Museu Tião Carreiro é um espaço dedicado a preservar a memória do Rei do Pagode, celebrando sua trajetória e promovendo o reconhecimento da cultura de raiz. Localizado no Centro Max Feffer, o museu é gratuito e acessível ao público, sendo um ponto de referência para quem deseja se conectar com a história da música caipira.

O espaço também recebe grupos de escolas, empresas e organizações da região. As visitas são guiadas, gratuitas e realizadas exclusivamente às quartas-feiras. A experiência, com duração aproximada de 40 minutos, vai além da trajetória do artista, proporcionando aos participantes uma verdadeira imersão na cultura caipira e sua importância para a história e a identidade cultural brasileira.

Sobre o Instituto Jatobás

O Instituto Jatobás é uma organização com 20 anos de atuação em São Paulo que acredita na cultura e na educação como ferramentas fundamentais para a transformação social. Seu desafio central é a redução da desigualdade social, promovendo oportunidades para que mais pessoas conquistem autonomia e realizem seus projetos de vida, tornando-se protagonistas de suas próprias histórias. A instituição administra dois espaços dedicados à cultura e à educação: Centro Max Feffer e Fazenda dos Bambus e desenvolve programas e cursos focados na geração de renda e na inserção no mercado de trabalho.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Berimbau postos
Oferecimento