
Figura querida na cidade, ele era símbolo de sabedoria, vitalidade e generosidade

Pratânia perdeu nesta quarta-feira, 16 de julho, uma de suas figuras mais emblemáticas. Faleceu aos 108 anos de idade Antônio Quessada Gimenes, carinhosamente conhecido como “Seu Antônio”, considerado o morador mais velho da cidade e referência de vida simples, ativa e cheia de ensinamentos.
Nascido em 30 de abril de 1917, em São Manuel (SP), ele era filho de pai espanhol, José Quessada Gimenes, e de mãe brasileira, Domingas Justo, descendente de italianos. Cresceu em uma numerosa família com outros dez irmãos — alguns deles hoje dão nome a ruas e praças de Pratânia.
Em 1940, casou-se com Carolina de Plácido e juntos construíram uma grande família: foram quatro filhos — Otília, João, Pedro e Vicentina —, além de 11 netos e 19 bisnetos. Mesmo com a idade avançada, mantinha hábitos simples e uma independência de impressionar. Em 2023, aos 106 anos, contou em entrevista à TV Tem que vivia sozinho, dirigia e era ele quem buscava a empregada que o ajudava semanalmente.
“Eu vivo sozinho. Tenho só uma empregada que vem uma vez na semana. Eu busco ela cedo e levo ela embora de tarde de carro”, relatou com naturalidade à época, demonstrando bom humor e vitalidade.
A rotina era disciplinada: dormia por volta das 19h e acordava entre 3h e 4h da manhã. E sua filosofia de vida era simples e profunda: “A vida é um romance. Tem que fazer o bem e não olhar a quem. Quem faz o bem, dorme melhor, não perde o sono de noite.”
Figura admirada e respeitada, “Seu Antônio” era visto com carinho pela população. A filha mais nova o definia como “moleque travesso” pela disposição fora do comum para alguém com mais de um século de vida.
O velório acontece nesta quinta-feira (17) no Velório Municipal de Pratânia. O sepultamento está marcado para as 16h. Seu Antônio deixa um legado de memórias, histórias e valores. Uma ponte viva entre o passado e o presente, que agora se eterniza na memória da cidade.
Compartilhe esta notícia