Com o objetivo de incentivar o controle populacional de cães e gatos, a posse responsável e evitar os maus-tratos e o abandono de animais, a Prefeitura de Lençóis Paulista (43 quilômetros de Bauru) irá lançar neste domingo (25), às 10h, na Concha Acústica, o programa Chip Animal. Durante o evento, será realizada uma Feirinha de Adoção e todos os cães e gatos que ganharem um novo lar receberão o microchip para que sejam inseridas informações do seu novo proprietário.
Segundo o município, diante da grande população animal existente na cidade, que gira em torno de 10 mil cães e gatos, a chipagem será feita por etapas. Nesta primeira fase, todos os animais recolhidos pelo Canil e Gatil Municipal, além daqueles que passarem pelo projeto de castração, receberão microchip de identificação que vai conter todos os dados dele e de seu dono.
Assim, se esse animal for encontrado na rua depois de chipado, a prefeitura terá condições de identificar o proprietário e aplicar as medidas legais previstas na Lei de Maus Tratos e Abandono. Já a microchipagem dos demais animais será feita gradativamente pela Coordenadoria de Proteção Animal, que adquiriu dois leitores e 1.200 chips para dar início ao programa.
“O objetivo a longo prazo é ter todos os animais de Lençóis Paulista identificados, inclusive filhotes, para que possamos realmente acompanhar a vida desses animais”, afirma a coordenadora de Proteção Animal, Milena Montanholi Mileski.
De acordo com ela, os cães e gatos também vão receber uma medalha com QR Code – um código que pode ser lido pelo celular -, que deverá ser colocada na coleira do animal. Assim, qualquer pessoa que encontrar um cão e gato perdido que foi chipado poderá ler o QR Code para ter acesso aos dados do seu proprietário.
Fonte: JCNET
Compartilhe esta notícia