Lençóis Paulista confirma primeiro caso de gripe H1N1 neste ano

 

A diretoria de Saúde de Lençóis Paulista (SP) confirmou nesta terça-feira (13) o primeiro caso de Gripe H1N1 deste ano. A vítima é uma criança de 5 anos, moradora do Jardim Caju. Ela ficou internada no Hospital Nossa Senhora da Piedade até o dia 8 de junho, passou por tratamento e foi liberada.

A Prefeitura também investiga o caso de uma mulher de 42 anos, residente no Jardim das Nações, que morreu no domingo (11). Ela deu entrada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) no sábado (10) com sintomas da gripe e faleceu no dia seguinte.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, foram feitos a coleta e o envio do material para o Instituto Adolfo Lutz, que ainda não concluiu o exame. Até agora, Lençóis tem um caso positivo, quatro negativos e dois aguardam resultado.

Vacina

Depois de seguir um cronograma definido pelo Ministério da Saúde para imunizar os grupos prioritários (crianças, idosos, pessoas com doenças crônicas, gestantes, puérperas e professores) desde o dia 5 de junho, a vacina está liberada para toda população de Lençóis Paulista.

Para se vacinar é preciso procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa. Até agora, foram vacinadas 12.785 pessoas, ou 67% do publico total. Na cidade, a vacinação é baixa principalmente entre crianças (38%) e professores, que neste ano foram incluídos nos grupos prioritários. Em 2016, a vacinação alcançou 80% de cobertura do público alvo.

Fonte: Portal G1