
Procedimento é para garantir o bom funcionamento dos equipamentos de geração de energia. Ação será realizada a partir desta segunda-feira (16) até quarta-feira (18).

A usina hidrelétrica de Barra Bonita (SP) inicia nesta segunda-feira (16) o período de abertura das comportas da barragem.
A operação busca testar a segurança e a operação da usina. As comportas serão abertas por várias vezes ao longo de três dias, sendo a operação finalizada na quarta-feira (18).
Segundo a empresa responsável pela barragem, as manobras de abertura devem começar a ser realizadas a partir das 8h e ir até as 17h.
A operação, que é feita anualmente, é para garantir o bom funcionamento dos equipamentos da unidade e a segurança de todos, principalmente em época de chuvas. A ação abrange diretamente Barra Bonita e Igaraçu do Tietê (SP).
Durante o processo de inspeções, a abertura das comportas será realizada de forma gradual. Como medida de segurança, os moradores da região serão alertados por sirenes e devem evitar ficarem próximos das margens do rio durante a testagem.
A hidrelétrica
A hidrelétrica de Barra Bonita está localizada no médio Tietê e tem capacidade de geração de energia máxima de 140.760 quilowatts, operando normalmente na geração de 112.400 kw.
No local também existe a eclusa que foi inaugurada em 1973 e se tornou um ponto turístico, com vários passeios de barco realizados no trecho.
Operações anteriores
No começo deste ano, em março, as comportas da hidrelétrica também foram abertas para escoar a quantidade de aguapés que estava tomando conta do Rio Tietê.
Os aguapés são vegetais aquáticos que se reproduzem de forma muita rápida, principalmente no verão, e são conhecidos como uma planta invasora e que precisa ser controlada.
A abertura das comportas é uma forma paliativa de combater essa concentração das plantas aquáticas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/Y/Z/WPPEUwRfaM89Z4Vseb7g/whatsapp-image-2023-03-15-at-11.45.29.jpeg)
Fonte: g1
Compartilhe esta notícia