Idoso de 69 anos vivia em um barraco de madeira sem nenhuma infraestrutura, nem mesmo saneamento básico
Nesta Segunda-feira, dia 26 de junho de 2023, durante patrulhamento ambiental, a equipe da PAM (Patrulha Ambiental Municipal) da Guarda Municipal de São Manuel realizou um resgate, salvando um idoso de 69 anos encontrado dentro de um barraco de madeira, em condições precárias, às margens do rio Tietê, na área rural.
O local, praticamente desprovido de estrutura básica, estava infestado por ratos e repleto de teias de aranha. Além disso, para se manter aquecido durante a noite, o idoso queimava madeira dentro do barraco, resultando na inalação diária da fumaça proveniente da queima, o que debilitava ainda mais a sua saúde.
“Além disso, ele bebia água diretamente do rio, o que representava um risco para sua saúde. Ele vivia em condições desprovidas dos serviços básicos mais essenciais, como saneamento, acesso à água potável e eletricidade. Enfrentava constantemente a escassez de alimentos, a ausência de roupas adequadas e a falta de cobertores para se proteger do frio, que se tornava ainda mais intenso nas imediações do rio”, disse a GCM em nota divulgada à imprensa.
A situação se agravava pelo fato de o idoso estar isolado em uma área remota, cerca de 25 km distante do centro da cidade de São Manuel. Devido à idade avançada e debilidade física, ele não tinha condições de percorrer essa longa distância a pé, impossibilitando-o de obter os itens básicos para sua sobrevivência.
Durante o patrulhamento, os agentes da PAM notaram fumaça saindo pelas frestas do barraco e, preocupados com a situação, adentraram o local, onde foi constatado o idoso em sua cama praticamente desacordado, devido à inalação da fumaça, sendo feita a retirada do ambiente imediatamente.
Os agentes GCM Leandro e GCM Álvaro, integrantes da equipe da Patrulha Ambiental Municipal, acionaram imediatamente o serviço social do município para tomar as providências necessárias.
O serviço de assistência social do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), representado pela Assistente Social Anselma, e a assistência social da Diretoria de Saúde, representada pela assistente social Núbia, foram acionados e prestaram suporte essencial nessa situação.
Apoiados pela viatura de área da Guarda Municipal, composta pelas GCMs Fernanda, Naiara e Coutinho, os profissionais atuaram em conjunto para garantir o resgate e o encaminhamento adequado do idoso.
“A resposta foi rápida e eficiente. No mesmo dia, o idoso foi encaminhado ao Pronto-Socorro, para avaliação médica e posteriormente à Casa da Colina, abrigo para idosos do município de São Manuel”, finalizou a GCM.
Compartilhe esta notícia