Eleitores definem novo prefeito de Bauru em 2º turno neste domingo

Suéllen Rosim (Patriota) e Dr Raul (DEM) foram os mais votados no primeiro turno e disputam para “estrear” no cargo. Votação acontece das 7h às 17h neste ano.

Mais de 270 mil eleitores estão aptos a definir neste domingo (29) quem será o novo prefeito (a) de Bauru (SP) pelos próximos quatro anos. O pleito é disputado por Suéllen Rosim (Patriota) e Dr Raul (DEM).

Bauru terá um prefeito inédito a partir de 2021. Seja qual for o resultado deste domingo, o vencedor irá ocupar o cargo pela primeira vez.

O primeiro turno teve uma votação bastante parelha entre os dois mais votados. Suéllen Rosim recebeu 57.844 votos (35,60%) enquanto Dr Raul recebeu 53.299 votos (32,80%).

Esta será a quarta vez que Bauru tem as eleições municipais sendo disputadas no segundo turno desde 2004. A regra foi implantada no Brasil após a redemocratização do País e a Constituição Federal de 1988. Como só é aplicada em cidades com mais de 200 mil eleitores, só começou a valer em Bauru a partir de 2004, quando o município atingiu esse número.

Desde então, a única vez em que Bauru não teve uma decisão em segundo turno foi em 2012, na reeleição de Rodrigo Agostinho.

O primeiro turno das eleições definiu os 17 vereadores para a próxima legislatura em Bauru. Nove deles já exercem mandato e conseguiram a reeleição.

Votação

A exemplo do que aconteceu no primeiro turno, as eleições acontecem das 7h às 17h. O horário foi estendido pelo TSE para evitar aglomerações por conta da pandemia de covid-19. Além disso, o horário das 7h às 10h é preferencial para idosos.

No primeiro turno, Bauru teve uma abstenção de 30,46% dos eleitores, o equivalente a mais de 82 mil pessoas. O voto é opcional para eleitores analfabetos; maiores de 16 e menores de 18 anos e para os acima de 70 anos.

Fonte: G1