Bracell inicia projeto de apicultura em parceria com Unesp de Botucatu

Região
Bracell inicia projeto de apicultura em parceria com Unesp de Botucatu 28 dezembro 2019

Um projeto desenvolvido pela Bracell em parceria com a Unesp de Botucatu está possibilitando o uso das áreas florestais da empresa por Associações de Apicultores e Meliponicultores de cinco macrorregiões de Lençóis Paulista, Bauru, Lins, Avaré e Botucatu. O objetivo é promover o aumento da produção de mel e geração de renda na exploração racional das áreas próprias de plantio de eucalipto e mata nativa, além de compartilhar este ativo com a comunidade.

As atividades do Projeto de Apicultura e Meliponicultura começaram neste mês, sob a coordenação do professor doutor da Unesp Ricardo Orsi. Ele é realizado com recursos diretos da Bracell (sem os incentivos fiscais) e, segundo a empresa, terá abrangência regional. A parceria da Bracell com a Unesp contempla, também, a atividade da meliponicultura, que consiste na criação de abelhas nativas sem ferrão, inseto com significativa importância para a polinização.

De acordo com Orsi, a apicultura é uma das atividades do agronegócio que gera milhares de empregos direta e indiretamente, propiciando inclusão social, proteção ambiental e sustentabilidade. “O projeto em parceria com a Bracell possibilitará o uso das áreas de eucalipto e floresta nativa da empresa para a produção de mel de excelente qualidade. Temos uma ótima oportunidade de difundir o conhecimento técnico, possibilitando o trabalho de extensão para a comunidade ao entorno das áreas da empresa”, afirma.

Uso múltiplo

Para Carlos Barbieri, gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Bracell, este projeto mostra todo o potencial do uso múltiplo da floresta que, além de fornecer a madeira (celulose), ainda conta com a socialização dos produtos florestais, como o néctar e o pólen.

“Contribuir para melhoria da qualidade de vida nas comunidades onde atua é um valor da Bracell e o Projeto Apicultura coloca em prática este valor por meio da transmissão de conhecimento, da cultura do empreendedorismo, geração de renda, além da profissionalização das associações de apicultores da região e a preservação das espécies de abelhas”, diz.

Os apiários serão monitorados pelo sistema de tecnologia RFID (acrônimo, do inglês, para Identificação por Radiofrequência), possibilitando o controle da utilização florestal por apicultores que fazem parte do projeto. Os apicultores que têm interesse em fazer parte desta atividade devem entrar em contato com a Bracell pelo 0800 709 1490.

Fonte: JCNet

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Shopping Amando está chegando
Oferecimento