24 janeiro 2026
A Prefeitura investiga o caso e a servidora envolvida está afastada por abalo emocional.

Uma bebê de 8 meses precisou passar por um atendimento de emergência após ter recebido, por engano, álcool 70 durante uma lavagem nasal na Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Arco-Íris, em Dois Córregos, no interior de SP.
O caso ocorreu na última quarta-feira (21). Apesar do susto, a criança passa bem, e a servidora envolvida foi afastada por abalo emocional.
Segundo o boletim de ocorrência registrado pela mãe, ela havia levado a filha para uma vacinação de rotina, mas, como a criança estava doente, as enfermeiras não autorizaram a imunização. Durante a consulta, a equipe sugeriu realizar uma lavagem nasal, procedimento que a mãe aceitou.
De acordo com a Prefeitura de Dois Córregos, o procedimento foi realizado por uma enfermeira utilizando soro fisiológico, conforme o protocolo, e feito corretamente em duas aplicações.
Na terceira aplicação, uma auxiliar de saúde bucal, que estava próxima à sala, se ofereceu para ajudar a enfermeira no preenchimento da seringa. Sem conferir o rótulo, o conteúdo de uma almotolia foi utilizado indevidamente, contendo álcool em vez de soro fisiológico.
Segundo o boletim de ocorrência, a criança se engasgou e foi necessária a realização de uma manobra para que voltasse a respirar.
De acordo com a Prefeitura de Dois Córregos, a equipe agiu imediatamente, realizando novas lavagens com soro fisiológico, e o médico da unidade prestou atendimento emergencial antes de encaminhar mãe e filha à Santa Casa da cidade.
No hospital, a bebê passou por nova lavagem nasal, lavagem estomacal e avaliação pediátrica, recebendo alta ainda no mesmo dia.
Fonte: portal g1
Compartilhe esta notícia









