O aterro sanitário de Areiópolis (SP) foi interditado na manhã desta quinta-feira (25) por técnicos da Companhia Ambiental Paulista (Cetesb) e da Secretaria de Meio Ambiente do Estado. O trabalho faz parte da ação lixo zero.
Segundo informações da Cetesb, a área tinha licença desde 2001 para funcionar como aterro, mas várias irregularidades foram constatadas no local, como lixo exposto e acúmulo de chorume.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado, a prefeitura foi multada várias vezes e teve prazo para regularizar a situação, mas não teria cumprido as exigências.
O prefeito informou que estava ciente das multas, mas que a prefeitura não tem condições financeiras de gastar mais. Ele disse ainda que protocolou em março um pedido de ampliação da área do aterro, já que o município não tem condições de pagar para levar o lixo para outro lugar.
São despejadas 7 toneladas de lixo todos os dias no local e agora a prefeitura terá que fazer um plano de recuperação da área, portanto as atividades estão suspensas no aterro de Areiópolis.
Lixo Zero
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente está interditando lixões e aterros irregulares em todo estado. Na região Centro-Oeste Paulista há sete aterros interditados.
Fonte: G1