Os pouco mais de 14 mil eleitores de Itatinga voltarão às urnas no próximo domingo (2), das 8h às 17h, para eleger um novo prefeito e seu vice. Quatro chapas foram inscritas para a disputa e o resultado da eleição suplementar será divulgado pela Justiça Eleitoral no mesmo dia.
Os candidatos a prefeito são Diego Roberto Batista Gomes (PSC), João Bosco Borges (DEM), Aparecido Borba Soares (PSB) e José Geraldo Celestino de Oliveira (PSDB), presidente da Câmara que responde interinamente pelo Executivo desde 1 de janeiro (veja a chapa completa no quadro).
Estarão aptos a votar os eleitores em situação regular e com domicílio eleitoral no município até 1 de fevereiro de 2017. No dia da votação, é necessário levar um documento oficial de identificação com foto.
A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor leve também o título ou o seu número para facilitar a identificação da seção eleitoral. O eleitor pode consultar seu local de votação pelo http://www.tre-sp.jus.br
BARRADO
A realização de nova eleição na cidade atende à decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que indeferiu, em definitivo, o registro de candidatura de Ailton Fernandes Faria (PSDB). Enquanto foi prefeito de Itatinga, Ailton Fernandes Faria teve as contas de 2011 e 2012 rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Nas duas ocasiões, a Câmara manteve os pareceres do órgão de fiscalização.
Embora estivesse com o registro indeferido desde a primeira instância, o candidato tucano disputou as eleições municipais de outubro de 2016 e obteve a maioria dos votos válidos (4.583). O artigo 224, §3º, do Código Eleitoral, prevê a realização de nova eleição em caso de indeferimento de registro de candidatura quando se esgota a possibilita de recursos (trânsito em julgado).
BIOMETRIA
Os interessados poderão fazer a biometria no dia da eleição suplementar em quatro locais de votação. Além de documento oficial de identificação com foto, deverão apresentar comprovante de residência emitido nos últimos três meses.
VOCÊ SABIA?
Que Itatinga é o quarto município paulista que realiza novo pleito neste ano. No dia 2 de abril, as cidades de São José da Bela Vista, Cafelândia e Mococa tiveram eleições suplementares.
Fonte: Jcnet
Compartilhe esta notícia