O Hospital Amaral Carvalho (HAC) inaugurou esta semana um equipamento de radioterapia que irá ampliar os atendimentos em 50%. Com tecnologia de ponta, o acelerador linear Unique, fabricado pela Varian Medical Systems (EUA) foi adquirido com verba da bancada paulista da Câmara dos Deputados.
Referência em oncologia, a instituição informou que prioriza a modernização do seu parque tecnológico e comemora a conquista em benefício dos pacientes. O novo dispositivo, somado aos dois aceleradores em funcionamento, totaliza cerca de 200 sessões de radioterapia por dia. “Esse equipamento também nos permite realizar técnicas com intensidade modulada, ou seja, tratar especificamente o local do tumor com proteção das estruturas normais adjacentes”, relata o radioterapeuta responsável, Batista de Oliveira Junior. Além de expandir o serviço, o novo acelerador trará mais conforto aos pacientes. “Para evitar filas de espera, a Radioterapia funcionava 24 horas por dia. Agora, com mais esse equipamento, passamos a atender toda a demanda em três turnos, entre 4h e 18h”, comentou.
Lutas e conquistas
Durante a cerimônia, o médico destacou que o HAC oferece o que existe de mais moderno no mundo em radioterapia. “Há mais de 40 anos atuo nesta instituição. Quando cheguei aqui, era um serviço simples, com suas limitações. Teve início com o médico pioneiro em radioterapia no interior paulista, doutor Sebastião Ernani de Almeida Bueno que tinha uma bomba de cobalto para tratar os pacientes. Hoje, trabalhamos com campos conformados, irradiamos apenas o tumor e os contornos que escolhemos, com apoio de exames de imagem como tomografia, ressonância e PET-CT. Avanço que pude acompanhar ao longo dos anos e que muito me orgulha”, disse emocionado.
Em seu discurso, citou a diretoria, conselheiros e ex-parlamentares que contribuíram com as conquistas do departamento, além da equipe de radioterapia composta por 50 profissionais altamente qualificados. “É uma luta de muitas pessoas para chegarmos até aqui e quem ganha com isso é o paciente, que hoje faz radioterapia de última geração”, comemorou.
Na ocasião, o presidente do HAC, Alcindo Storti, e o diretor-superintendente, Antonio Luis de Moraes Navarro, ressaltaram a importância dessa nova conquista em favor dos pacientes Navarro reforçou que não se faz medicina sem novas tecnologias e parcerias. “Um equipamento como esse custa um investimento que talvez não fosse possível sem a ajuda das emendas parlamentares que nós buscamos.”
Membros da equipe e de outros setores prestigiaram o evento, além de autoridades municipais, como o vereador jauense Toninho Masson, que há mais de 40 anos passou por tratamento no HAC e parabenizou a instituição. “Eu fiz radioterapia e estou muito bem até hoje. Sei da importância desse serviço e fico feliz com essa conquista para atender cada vez melhor a população”.
Fonte: JCNet
Compartilhe esta notícia