Zona eleitoral recebe equipamento de biometria

Política
Zona eleitoral recebe equipamento de biometria 18 julho 2015

Depois da visita recente de uma equipe do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE/SP) para vistoriar as instalações da 26ª Zona Eleitoral de Botucatu para a implantação do sistema biométrico, previsto para começar entre agosto e setembro deste ano, os equipamentos chegaram e foram recebidos pelo Chefe do Cartório, Igor Ignácio, e do Juiz Eleitoral, José Antônio Tedeschi.

“O TRE visitou vários municípios no sentido de verificar quais zonas estão devidamente aptas a receber a biometria. Como agora estamos instalados em um local amplo e com infra-estrutura adequada, o Tribunal concluiu que chegou a hora de implantar a biometria na nossa zona de jurisdição, que seria Botucatu, Itatinga e Pardinho. A equipe do TRE ficou impressionada com nossas instalações e já está agilizando a implantação do sistema”,  afirmou Ignácio, na ocasião da visita.

Alguns equipamentos que auxiliarão no processo de biometria foram entregues ao Cartório Eleitoral, como painel digital e senhas para atendimento dos eleitores. O próximo passo será o treinamento da equipe e envio do chamado “Kit Bio”, composto de dispositivo de capturas de fotos, escâner para captura de digitais, maleta de transporte e cenário (mini-estúdio fotográfico com assento).

Com esses equipamentos, a equipe realiza a coleta das impressões digitais, além de fazer a fotografia dos eleitores de maneira rápida e fácil. Um escâner de altíssima resolução permite uma leitura de qualidade das impressões digitais e um programa de computador faz o controle de qualidade automaticamente.

O atendimento nos cartórios eleitorais aptos à coleta de dados biométricos é realizado exclusivamente por agendamento, cujo objetivo é evitar filas e demora no atendimento. “Faremos uma ampla divulgação nos meios de comunicação para que o recadastramento seja feito de forma organizada e da melhor maneira possível”, explica Ignácio.

Vale ressaltar que a convocação dos eleitores dos três municípios será obrigatória. Aqueles que não comparecerem no período da biometria terão a inscrição eleitoral cancelada, impedindo de exercer o voto nas próximas eleições.

 

Funcionamento

 

Recadastramento biométrico é o processo de atualização dos dados constantes do cadastro eleitoral, com o objetivo de implantar a identificação de cada eleitor através de impressão digital e fotografia.

O eleitor cadastra os 10 dedos das mãos, tira uma fotografia e cadastra uma assinatura digitalizada. Porém, somente serão usados para autenticação na hora de votar 4 dedos: os polegares e os indicadores. O eleitor poderá escolher qualquer dos seus polegares e indicadores e o sistema permitirá até 8 tentativas para o reconhecimento de alguma dessas digitais. Quem vota com identificação biométrica não precisa assinar a folha de votação no dia da eleição.

A zona que tiver todo o seu eleitorado recadastrado biometricamente estará apta a, na eleição seguinte à revisão, utilizar urna equipada com identificação biométrica, que somente é liberada para o voto após o reconhecimento das digitais do eleitor.

A Justiça Eleitoral adotou a biometria para garantir ainda mais segurança ao processo eleitoral. A implantação no país vem sendo gradual, já que é necessário convocar todo o eleitorado para a revisão biométrica.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
SABORES DE VERÃO
Oferecimento