Votação começa com tranquilidade em Botucatu

Política
Votação começa com tranquilidade em Botucatu 02 outubro 2016

votacaoNeste domingo, 02, os 98.134 eleitores de Botucatu vão escolher entre cinco candidatos a prefeito. Já para as onze vagas na Câmara dos Vereadores, os eleitores vão escolher entre 205 candidatos. Pelo PSOL concorre Daniel de Carvalho, que tem como vice Gustavo Henrique Passerino Alves. O candidato do PT é Érick Renato Fogar Facioli, a vice é Cátia Regina Branco da Fonseca. Antônio Mário de Paula Ferreira Ielo vai disputar pelo PDT, o vice é Carlos Eduardo Colenci. O PSDB lançou Mário Eduardo Pardini Affonseca, e o vice é André Luiz Perez. Reinaldo Mendonça Moreira é o candidato do PR, o vice dele é Luiz Aurélio Pagani.

A votação começou com tranquilidade nas 280 seções espalhadas pelo município. Segundo o chefe do cartório eleitoral de Botucatu, Igor Ignácio, não houve incidentes no início da votação. “Tivemos apenas ausência de alguns mesários, mas como tínhamos gente já treinada, as ausências foram substituídas e todas as seções estão funcionando”, disse ao Acontece Botucatu. Ainda segundo ele, nenhuma urna eletrônica apresentou problema e também ninguém foi detido por pratica irregular.

A votação teve início às 8h e termina às 17h e o resultado deve ser conhecido logo após a esse horário, já que a Justiça Eleitoral montou uma estrutura para apuração na sede do cartório. “O resultado de cada urna vem para cá e em tempo real o resultado vai sendo mostrado em um telão para a imprensa, que vai divulgar o resultado”, explicou Igor.

Apesar dessa agilidade, é bom lembrar que Botucatu tem uma grande área e alguns bairros são afastados. É o caso de Mina, Rio Bonito e César Neto, que é o local mais distante do centro. Nesses casos há o tempo de deslocamento do mesário com o resultado até o cartório eleitoral.

Como votar

O que obrigatoriamente deve ser apresentado na seção pelo eleitor é um documento oficial com foto. São aceitos RG, carteira de habilitação (CNH), carteira de trabalho, passaporte ou certificado de reservista. O uso do título de eleitor não é obrigatório na hora de votar, contudo o eleitor deve saber o local de sua seção, dado que consta no título, e pode também ser consultado no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo: http://www.tre-sp.jus.br. O voto é obrigatório para todos os cidadãos com mais de 18 anos e menos de 70.

Quem não estiver em seu domicílio eleitoral deve justificar a ausência. Deve-se entregar o Requerimento de Justificativa Eleitoral preenchido em um dos locais destinados ao recebimento das justificativas. Em Botucatu, todas as escolas que são ponto de votação contam com seção de justificativa. Caso o eleitor não apresente a justificativa hoje, pode preencher um requerimento pós-eleição e entregá-lo em qualquer cartório eleitoral até 60 dias após a votação.

 

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Salles institucional
Oferecimento