Vereador quer tornar ‘obrigatória’ transição de governo em Botucatu

Política
Vereador quer tornar ‘obrigatória’ transição de governo em Botucatu 15 fevereiro 2017

 

O vereador Izaias Colino apresentou na última semana um projeto de emenda a Lei Orgânica do município que versa sobre o processo de transição ao prefeito eleito. O documento foi assinado em conjunto pelos vereadores Alessandra Lucchesi (PSDB), Jamila Cury Dorini (PSDB) e Sargento Laudo (PP).

A emeda visa instituir ao prefeito a obrigação de realizar o processo de transição ao prefeito eleito. No passado, segundo argumenta Colino, era comum o Prefeito eleito enfrentar dificuldades no processo de transição para a nova administração, colocando em risco o princípio da continuidade administrativa.

“Em Botucatu vivemos uma situação diferente no último pleito, pois o Prefeito João Cury fez a transição de forma pacífica, mas como a referida situação já ocorreu no passado, entendemos como pertinente regulamentar a situação, não permitindo que o acaso norteie uma situação tão importante. Assim, queremos incluir como atribuição do Prefeito, instrumentos de transparência e formação de equipe de transição e outras providências”, disse Izaias Colino.

A dificuldade de transição ocorre geralmente quando Prefeito eleito e Prefeito atual não falam a mesma língua, ou seja, são de grupos distintos na política da cidade. No fim de 2000, Mário Ielo, então PT, fez a transição com o Pedro Losi (na época do PSDB), derrotado na tentativa de reeleição em outubro. As reclamações de membros petistas daquele processo eram constantes.

Já no final de 2008 os papeis se inverteram. Mário Ielo deixava a prefeitura após 8 anos de governo, tendo que passar o bastão para João Cury (PSDB) e sua equipe após derrota petista na eleição de outubro. As relações não foram tão amistosas, culminando na não participação de Ielo na transmissão de cargo.

“Essa proposta permitirá que se coloquem como obrigação do Governo cujo mandato se encerra, dar ao seu futuro chefe as condições mínimas para que a transição entre as administrações tenha lugar da forma mais adequada possível”, finaliza Izaias.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
SABORES DE VERÃO
Oferecimento