Vereadores de São Manuel cassam mandato do Prefeito Ricardo Salaro

Política
Vereadores de São Manuel cassam mandato do Prefeito Ricardo Salaro 20 outubro 2017

 

Ricardo Salaro negou irregularidades no processo (Arquivo Acontece Botucatu)

O Prefeito de São Manuel Ricardo Salaro foi cassado na noite desta sexta-feira, dia 20, pela Câmara de vereadores de São Manuel. Após sessão da última quarta-feira, 18, em que ficou decidido que a Comissão Processante continuaria uma Comissão Processante contra o chefe do Poder Executivo, o plenário julgou em uma cansativa reunião extraordinária na Casa de Leis da cidade o parecer que pediu a cassação.

A Sessão foi transmitida ao vivo pela Rádio Integração FM, informando a cidade sobre o resultado. O clima era tenso nas dependências da Câmara, com muitos manifestantes da atual administração, sendo que o resultado já era esperado por todos.

A denúncia feita por um cidadão são manuelense que determinou a abertura de uma CP no mês de agosto, colocava que irregularidades foram cometidas pelo então prefeito Ricardo Salaro (PPS), eleito por esmagadora maioria em outubro de 2016.

A denúncia mostrava supostos documentos referentes a um contrato para a construção de uma creche na cidade. Ainda de acordo com a denúncia, uma construtora teria sido contratada pelo valor de R$ 80 mil, de forma ilegal, para fazer a obra.

Major Rubin assume como Prefeito de São Manuel (Arquivo Acontece Botucatu)

A Comissão Processante julgou que a defesa de Ricardo Salaro era insuficiente para sua absolvição neste caso.  Composta pelos vereadores Paulo Zapparoli (Presidente) João Paulo Piovan (Relator) e Alexandra Guimarães (Membro), a comissão decidiu por 2 Votos (Paulo Zapparoli e Alexandra Guimarães) a favor e 1 contrário (João Paulo Piovan) pela continuação da denúncia contra o Prefeito.

A denúncia versava que a construtora vencedora do certame licitatório para construir a creche terceirizou o trabalho, o que é proibido por lei. Nos bastidores foi inevitável os comentários de que o processo fazia parte de uma disputa política nos bastidores.

A defesa de Ricardo Salaro tentou, em vão, convencer os vereadores de que as mesmas atitudes foram tomadas pela administração anterior, de Marcos Monti. O advogado de Ricardo Salaro é o botucatuense José Eduardo Rodrigues Torres.

“Estou tranquilo. O que aconteceu hoje é uma vergonha para nossa cidade. A câmara tomou uma decisão que compromete a cidade diante das evidencia de que não houve irregularidade. O julgamento foi político. Ninguém considerou o que estava nos autos. Tenho certeza de que vou continuar a administrar a nossa cidade para cumprir os compromissos assumidos e que foram ratificados pela população nas urnas”, disse Ricardo Salaro em entrevista à Rádio Integração FM.

Foram duas votações que condenaram o Prefeito Ricardo Salaro Neto, mas cabe recurso. O resultado será encaminhado para a Justiça Eleitoral. Essa foi a primeira vez que um Prefeito é cassado em São Manuel. Com a cassação de Salaro, quem assume é o vice-prefeito, Major Rubin.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST DESK
Oferecimento