Em sessão legislativa os vereadores aprovaram por unanimidade um requerimento assinado pelo vereador do PT (foto) Lelo Pagani (PT), que sugere ao Poder Executivo, a volta do funcionamento do centro cirúrgico do Hospital Sorocabano, atual Hospital do Bairro, para cirurgias de baixa complexidade.
Pagani argumenta que mesmo sendo de origem privada, o Hospital Sorocabana tinha papel fundamental na organização do Sistema Público de Saúde do Município e também era referência a outras cidades da região que se valiam de seus serviços. Por este motivo, a Prefeitura de Botucatu ajuizou ação de desapropriação e adquiriu o imóvel para o Município ao custo de R$ 1.100.000,00. A posse obtida em julho de 2011, também garantiu aos funcionários demitidos o recebimento das verbas rescisórias.
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde, promoveu a reabertura do Hospital do Bairro que também abriga o Pronto-Socorro Pediátrico denominado Professor Dr. Antonio de Pádua Campana, num processo de reforma para modernização de suas instalações a um custo de investimento na ordem de R$ 1.730.000,00.
O vereador petista lembra que o antigo Hospital Sorocabana não abriga apenas um PS pediátrico. No andar superior, onde já funcionam a parte de oftalmologia, ultrassonografia e raio-x, há um posto de coleta de exames, 14 leitos de retaguarda pediátrica e que a gestão do Hospital do Bairro e PS Pediátrico é de cooperação mútua entre Poder Público Municipal, Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) e Fundação para o Desenvolvimento Médico Hospitalar (Famesp).
Considerando que, mesmo com todos esses ótimos avanços que aconteceram, recentemente, há a percepção na fala de vários profissionais da saúde do município que a população de nossa cidade ainda precisa de um hospital secundário para cirurgias de porte pequeno e médio. Por isso sugeri que se estude ações para permitir a volta do funcionamento do centro cirúrgico do hospital, destacou Pagani.
Compartilhe esta notícia