Vereador pede atendimento à cirurgias vasculares

Política
Vereador pede atendimento à cirurgias vasculares 31 março 2015

O vereador João Elias (SD)  é autor de um requerimento aprovado pela unanimidade dos demais legisladores que solicita ao Executivo estudos para promover parceria com a Secretaria de Saúde do Estado para a criação de uma equipe de cirurgia vascular capaz de atender a atual demanda.

A cirurgia vascular é uma especialidade médico-cirúrgica que tem como principal objetivo, tratar as patologias que atingem os vasos arterial, venoso e linfático. De acordo com estudos apresentados no documento, 47,6% da população brasileira têm varizes, dos quais, 21% são pacientes mais graves e destes, 1% desenvolve a úlcera varicosa, que trata-se de uma lesão necrótica.

A preocupação do vereador está na longa fila de espera por procedimentos cirúrgicos existente em Botucatu. “Somente em nosso município, a demanda chega a aproximadamente 300 pessoas que aguardam para passar pelo procedimento cirúrgico. Geralmente são pacientes que aguardam por mais de um ano para conseguirem a tão desejada cirurgia, uma situação que não podemos considerar como normal”, analisou Elias.

Baseado em outras instituições de saúde que se uniram e conseguiram zerar as demandas em seus municípios, o legislador pede essa união também em Botucatu. “Creio que se houver uma parceria entre o município, a Faculdade de Medicina de Botucatu, o Hospital das Clínicas e a Famesp, conseguiremos implantar um programa capaz de atender essa demanda, com a formação de uma equipe de cirurgia vascular para tratar exclusivamente disso”, concluiu o vereador.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Supermusculos quarta
Oferecimento