Fotos: Acontece Botucatu
As sessões ordinária e extraordinária realizadas na Câmara Municipal de Botucatu na noite desta segunda-feira, 12, entraram para a história do município como a primeira sessão transmitida ao vivo por canal aberto digital na cidade. Com a transmissão, a TV Câmara Botucatu está oficialmente inaugurada e no ar pela frequência 61.3.
O presidente da Câmara, vereador Curumim, abriu a sessão falando sobre o que significa para Botucatu ter um canal público totalmente gratuito a serviço da população. “Nós, vereadores e servidores desta Casa, estamos muito felizes com a concretização deste projeto, um sonho que realizamos conjuntamente e que se torna um marco na transparência da gestão parlamentar em Botucatu. A TV Câmara assegurará ao cidadão informações sobre as atividades exercidas pelo legislativo, notadamente sobre a atuação dos vereadores e projetos e demais assuntos em tramitação. Além disso, a população será incentivada a participar”, comentou.
A partir da transmissão inaugural, a TV Câmara Botucatu agora opera fazendo parte da Rede Legislativa, que foi a primeira rede de televisão a se formar no Brasil com o recurso digital da multiprogramação, permitindo, assim, que o canal digital consignado ao Poder Legislativo Federal transmita, ao mesmo tempo, 24 horas por dia, as programações de até quatro canais diferentes. Em Botucatu, a Rede Legislativa está no ar por meio do canal 61 (TV Câmara Federal), 61.2 (ALESP) e 61.3 (TV Câmara Botucatu).
A solenidade de abertura contou com a presença do Diretor de Comunicação da Câmara de Bauru, Marcelo Malacrida, que esteve representando a diretora da Rede Legislativa de Rádio e TV, da Câmara Federal, Evelin Maciel e o presidente da Astral, Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas, Sérgio Ribeiro. Bauru é referência no país por conta da estrutura de comunicação, tanto de TV, quanto de rádio FM.
“Fique impressionado com a estrutura que foi montada, para uma cidade do porte de Botucatu. O que surpreendeu é que o sinal já esta sendo transmitido em HD (High Definition), o que ocorre em poucas cidades. Nós de Bauru, ainda estamos nos preparando para operar em HD apenas o ano que vem, é um projeto arrojado. Parabéns para Botucatu e para a população, que ganha com isso. Esse é um projeto que não está restrito apenas a Botucatu, essa inauguração coloca a cidade em um cenário nacional, já que são só 60 cidades do país com um canal como esse”, disse Malacrida ao Acontece Botucatu.
Grade
Sobre a grade de programação da TV Câmara, o vereador Curumim aproveitou sua fala para também trazer certos esclarecimentos: “nesta fase inicial, serão transmitidas as sessões ordinárias, extraordinárias e solenes, além de audiências públicas e demais eventos promovidos na Casa. Aos poucos, a programação será implementada e o canal disponibilizará entrevistas com os vereadores, matérias com a comunidade, além de parcerias com entidades e instituições, para levar as mais diversas informações de interesse coletivo”, afirma.
(Com assessoria da Câmara)
Compartilhe esta notícia